21
jun

Como aumentar a resistência do seu organismo no inverno

Alimentação regrada, rotina de exercícios físicos e carteira de vacinação em dia são essenciais para fortalecer o sistema de defesa do corpo

Em época de temperaturas mais amenas, muitos atribuem o aumento da incidência de doenças ao enfraquecimento do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. No entanto, para Myrna Campagnoli, endocrinologista e diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, a mudança de temperatura não é um fator determinante para a queda da imunidade. 

“O que acontece é que durante o inverno as pessoas ficam mais suscetíveis às doenças devido ao maior contato com infectados e permanência em locais fechados”, explica. Entretanto, se o indivíduo estiver com seu sistema imunológico saudável, terá mais chances de combater as ameaças, como vírus e bactérias transmissoras das enfermidades. 

De acordo com a médica, para que o sistema imunológico permaneça saudável, independentemente da estação, é preciso tomar alguns cuidados básicos e manter uma alimentação regrada, a rotina de exercícios físicos e a carteira de vacinação em dia. 

“As vacinas são essenciais para aumentar as defesas do organismo, por isso é importante ficar atento ao calendário de vacinação anual, independentemente da idade ou estação”, reforça Myrna. Para ela, as vacinas são a forma mais segura e eficaz de proteger o corpo contra algumas doenças, como a gripe e outras que podem ocasionar danos permanentes à saúde. 

Um dos principais sintomas de baixa no sistema imunológico é a dificuldade para se recuperar de complicações. Herpes, otites, infecções, gripes, resfriados e abscessos (acúmulo de pus provocado por infecções bacterianas) são alguns dos problemas que podem aparecer com maior frequência. Outros sintomas como cansaço, queda de cabelo e problemas de pele podem ser sinais de alerta. Se um ou mais desses indícios se manifestar, um médico deve ser consultado para avaliação. 

Confira abaixo mais algumas dúvidas esclarecidas pela especialista:
Estresse x sistema imunológico: Quando a pessoa passa por situações de estresse, o organismo produz corticosteroides, hormônios que têm ação imunossupressora. Por isso, é importante deixar o nervosismo de lado e incluir as atividades físicas no dia a dia, já que elas ajudam a liberar a tensão acumulada. 
Vacinas que possuem vírus: As vacinas podem ter vírus inativados, partículas virais ou vírus atenuados. As vacinas de vírus inativados ou de partículas virais não transmitem doenças. As vacinas de vírus vivo atenuado, como sarampo, rubéola e caxumba podem levar a quadros clínicos leves, sem gravidade. Além de aumentar as defesas do organismo, a vacinação é fundamental para evitar que as enfermidades se propaguem. “A popularização da vacina de poliomielite, por exemplo, tornou o Brasil um país livre da paralisia infantil”, lembra.

Dormir mal: O sono é fundamental para diminuir os níveis de estresse do organismo. Sem ele, ficamos mais suscetíveis às doenças. Para adultos, recomenda-se de sete a oito horas de sono diárias.

Vitamina C: Se for consumida isoladamente, sem o balanceamento de outros nutrientes, não será de muita valia. Para aumentar a imunidade, tenha uma dieta equilibrada e procure consumir alimentos ricos em zinco (presente em castanhas, cogumelos e grãos), vitamina A (presente na cenoura, milho e abóbora) e vitamina E (presente em grãos, como o milho e a canola). 

Sobre o Laboratório Frischmann Aisengart

O Laboratório Frischmann Aisengart completa 71 anos e é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica. Possui mais de 600 colaboradores e mais de 35 unidades no Paraná. São mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, soluções diferenciadas e alto padrão de atendimento, além do serviço de vacinas. Para mais informações: www.labfa.com.br ou (41) 4004-0103.  Siga o Frischmann Aisengart nas redes sociais: Blog - blog.labfa.com.br; Facebook - facebook.com/laboratorio.fa.

Laboratório Frischmann Aisengart

Assessoria de Imprensa - Curitiba
Talk Assessoria de Comunicação
Karin Villatore
Mtb 2815
(41) 3018-5828 / 9963-4250/ 9681-7075
karin@talkcomunicacao.com.br
www.talkcomunicacao.com.br
www.twitter.com/talkcomunicacao
talkcomunicacao.wordpress.com
http://www.facebook.com/TalkAssessoriaDeComunicacao

 

 



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS