24
ago

Programa 5S melhora ambiente de trabalho e aumenta produtividade

Conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão gera qualidade, organização e melhores resultados para empresas

Mesas de trabalho desorganizadas, papéis espalhados, copos de café jogados pelo canto. Embora esse cenário pareça indicar que os funcionários trabalham bastante e não têm tempo para cuidar da organização do seu espaço, a bagunça afeta o rendimento dos colaboradores, dificulta um fluxo de informação mais claro dentro da empresa e pode até desmotivar os profissionais. Segundo pesquisa realizada pelo site CareerBuilder, deixar o ambiente de trabalho bagunçado contribui para a baixa produtividade, causa má impressão e diminui a chance de um possível aumento de salário. De acordo com a pesquisa, realizado com 2.662 gerentes de contratação e 4.912 trabalhadores, 38% dos funcionários afirmaram que têm a mesa coberta por trabalho e outros materiais; para 28% dos empregadores, é mais difícil promover alguém que esteja sempre com a mesa desorganizada. Nesse quesito, 27% dos empregadores sentem que a pessoa é desorganizada e 17% que ela é apenas confusa.

Pensando nisso, a Construtora e Incorporadora Laguna criou uma rotina voltada à sensibilização e motivação do ambiente de trabalho. O escritório implementou o Programa 5S, que visa a conscientizar todos os colaboradores sobre a importância da qualidade no local de trabalho.  O 5S é uma metodologia japonesa para a organização de postos de trabalho,  composta de cinco princípios, chamados de sensos. O programa pode ser aplicado em qualquer ambiente, inclusive espaços ao ar livre, residências, pequenos ambientes e até na organização de apenas um armário.

Para coordenar o 5S, a Laguna montou um Comitê de Implantação, liderado pela analista de qualidade Camila Sarote. O Comitê ainda conta com guardiães formados por colaboradores de 19 setores. "Trata-se de uma filosofia, de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados e bem estar, proporcionando condições para uma maior produtividade", afirma Sarote.

Segundo a gestora de desenvolvimento de processo e pessoas da Laguna, Gabrielle Garcia Balthazar, um ambiente de trabalho organizado faz com que os colaboradores alcancem os objetivos com mais tranquilidade. "Não podemos deixar xícara, copo com água e alimentos perto do computador. O café ou a água podem virar e danificar o equipamento. O ideal é reservar um tempo para tomar o lanche num lugar adequado", orienta.

Para Balthazar, a organização faz com que a pessoa encontre e resolva eventuais problemas de uma forma mais rápida. "A desorganização causa um estresse não só na pessoa que é desorganizada, mas nos demais colegas de trabalho”, afirma.

Segundo a analista de qualidade Camila Sarote, a cada mês os setores da Laguna serão avaliados de acordo com critérios pré-estabelecidos. “Serão feitos registros por meio de fotos, mostrando aspectos positivos e negativos. Com o fechamento mensal, deverá ser gerado um Plano de Ação por cada setor para solução das pendências encontradas, que deverá ser enviado ao Comitê", explica.

Dia D

Recentemente, o Comitê de Implantação da Laguna realizou um "Dia D". Na ocasião, todos os setores se mobilizaram para organizar as mesas e arquivos físicos.

Os setores vão gerar planos de ação, nos quais poderão opinar e sugerir soluções para o espaço de trabalho e para áreas comuns, como salas de reuniões, banheiro e cozinha. “Todo mundo vai poder sugerir um plano de ação e o comitê vai avaliar cada um deles. Ainda estamos na fase de implantação e acreditamos que até o ano que vem já teremos a cultura do 5S implantada em todos os setores da Laguna”, acrescenta Sarote.

Entenda o Programa 5S

Criado no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de auxiliar na reestruturação do país e na reorganização de suas indústrias, o sistema baseia-se em 5 conceitos: Seiri (organização, utilização, liberação da área; Seiton (ordem, arrumação); Seiso (limpeza); Seiketsu (padronização, asseio, saúde) e Shitsuke (disciplina, autodisciplina).

Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna

A Construtora e Incorporadora Laguna completa em 2016 vinte anos de atuação no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental com a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba, e tem o primeiro residencial do Brasil a ter a pré-certificação LEED Gold, o LLUM BATEL. Mais informações no site www.construtoralaguna.com.br ou pelo telefone (41) 3259-1800.

Assessoria de Imprensa – Curitiba
Talk Assessoria de Comunicação
Contato/Whatsapp - 41 3018.5828 / 9957.8324
Rodrigo de Lorenzi
rodrigo@talkcomunicacao.com.br
www.talkcomunicacao.com.br

 



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS