21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

Com o financiamento de veículos em alta, especialmente para carros seminovos, consumidores interessados em comprar um automóvel veem a sua frente um grande número de bancos e instituições financeiras que oferecem diferentes vantagens. Para saber qual melhor atende seu perfil, com a opção mais segura e o menor custo, é preciso fazer uma lição de casa básica.

"Há financiamentos disponíveis para todas as necessidades e perfis, e cada instituição tem suas particularidades. As diferenças alteram o valor das taxas e dos juros e o número de parcelas, mas o importante é pesquisar com calma e fazer um planejamento. Não adianta ter pressa", alerta Marcelo Ciscato, CEO da Alias Tecnologia, empresa responsável pelo E-Registro - plataforma eletrônica usada no registro de financiamento de veículos.

Segundo Ciscato, uma das cautelas obrigatórias  após escolher o carro desejado é procurar as instituições e fazer simulações para descobrir qual a taxa de juros que cada uma pratica. Com as propostas, é possível analisar os prós e contras, conversar sobre todos os detalhes e ver qual a opção mais vantajosa para o orçamento disponível. 

 

"Na proposta é importante ficar de olho em alguns detalhes que vão além dos juros mensais, como o CET (Custo Efetivo Total), que inclui eventuais taxas e impostos, entre eles seguro e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). As taxas de juros também variam de acordo com diversos fatores. Quanto maior o risco de o banco/instituição não receber o pagamento, maior serão os juros que ele vai cobrar. Quanto maior for a garantia de que o banco vai receber o dinheiro de volta, menor será o custo. É com esse argumento que as pessoas podem negociar na hora de solicitar um financiamento", explica.

O prazo do financiamento é outro fator essencial para decidir qual a melhor instituição, já que isso varia de um lugar para outro. Ele é o tempo total que o cliente tem para quitar o valor financiado. "Quanto maior o tempo de pagamento, menor será a parcela. Por outro lado, financiamentos de menor duração costumam ter taxas de juros menores. Nesses casos, mesmo que as parcelas sejam mais altas, isso não quer dizer que você está pagando mais caro pelo financiamento como um todo.”

Atendimento e agilidade

Outro ponto determinante é verificar se a instituição oferece um atendimento de qualidade. "Pode parecer óbvio, mas o cliente precisa ter um suporte rápido para quando tiver dúvidas ou precisa resolver algum problema. Outra questão é buscar instituições que usam softwares que agilizam processos na hora do financiamento, especialmente em registros de contratos, pois isso facilita os trâmites e libera a documentação necessária rapidamente. Essas tecnologias promovem segurança e antecipam as necessidades dos consumidores. Depois de toda essa lição de casa é possível escolher o melhor banco ou instituição para assinar o  financiamento", aconselha Ciscato.

Financiamentos em alta

As vendas financiadas de veículos em agosto de 2023 somaram 550 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3, bolsa de valores brasileira. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 11,8% em relação a julho deste ano e de 11,9%, na comparação com agosto de 2022.

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 3,8 milhões de unidades. O número representa alta de 7,4% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 264 mil unidades a mais.

 

Sobre a Alias Tecnologia

No mercado desde 2005, a Alias é uma empresa de tecnologia que fornece soluções para agilizar processos eletrônicos de empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos. O carro-chefe da empresa é o E-Registro, que atende 284 bancos, financeiras e cooperativas de crédito de grande, médio e pequeno porte. Atualmente, o E-Registro está presente em 13 estados: no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Paraíba, Amapá, Acre, Roraima e Rio Grande do Norte. 

 



« Voltar

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS

06
set

Chargista Ademir Paixão ilustra websérie nos 40 anos do Mueller

As animações contam histórias reais de clientes do shopping e serão publicadas no Instagram durante o mês de setembro

+MAIS