25
ago

Projeto que estimula o debate sobre as cidades inteligentes entre as crianças chega à quarta edição

Até o dia 28 de novembro, o projeto iCities Kids deve receber 60 crianças do ensino público municipal semanalmente; até agora já foram mais de 3 mil estudantes atendidos pelo projeto

Explicar noções sobre o que é uma cidade inteligente e ensinar diversos aspectos relacionados à mobilidade, educação no trânsito, tecnologia e sustentabilidade. Esse é o objetivo do iCities Kids, projeto educativo que chega à sua quarta edição.

Durante todas as quartas-feiras até o dia 28 de novembro, estudantes do ensino público municipal de Curitiba poderão conhecer como é uma mini cidade inteligente em uma estrutura montada no IBQP (instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), no bairro Jardim Botânico. A iniciativa é da empresa iCities, empresa pioneira em soluções para cidades inteligentes e que promoveu neste ano o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira da FIRA Barcelona; maior evento de cidades inteligentes do mundo.

A cada semana são recebidos no local alunos entre 6 e 11 anos de escolas municipais de Curitiba, totalizando 17 encontros até o final do ano. As crianças se dividem em quatro grupos que se revezam entre quatro diferentes oficinas: educação no trânsito, gestão de resíduos, energias renováveis e tecnologia e robótica, que inclui ensinamentos sobre Internet das Coisas. Diversos valores como cidadania, reciclagem, consumo consciente, mobilidade inteligente, responsabilidade social também são trabalhados com as atividades desenvolvidas.

“Acreditamos que a sensibilização das crianças é o primeiro passo para se ter cidadãos conscientes e transformadores nas cidades em que vivem”, afirmam os sócios fundadores do iCities; André Telles e Roberto Marcelino.

Todos os conteúdos educativos relacionados a esses assuntos são transmitidos aos alunos antes e depois da visita à mini cidade inteligente, em conjunto com um material didático complementar. Além disso, todos eles recebem um certificado de participação.

Segundo Erica Elisa Nickel, coordenadora do iCities Kids, o projeto traz aprendizados que não fazem parte do currículo tradicional e poderão ser de grande utilidade para a discussão de problemas atuais e futuros presentes no mundo.

“As crianças têm acesso a um conteúdo diferenciado, baseado no conceito de smart cities, aprendendo de maneira lúdica sobre realidades do seu dia adia e de tecnologias que fazem ou farão parte da sua vida cotidiana. Muito do que elas aprendem no iCities Kids não é trabalhado no currículo habitual da escola, por isto o Projeto agrega informações, ensina atitudes saudáveis e comportamentos sustentáveis, além de ter um forte viés social”, afirma Erica, que é especialista em trânsito e mobilidade urbana, pedagoga formada pela UFPR com Mestrado em Educação pela PUC-PR.

O projeto, que começou em 2016, já atendeu mais de 3 mil crianças ao todo. Também já foram realizadas edições itinerantes de curta duração, além de uma edição fixa em Cuiabá, no Mato Grosso.

O iCities planeja expandir o projeto para as escolas particulares de Curitiba, realizar colônias de férias e tem interesse em ampliar seu funcionamento para todos os dias da semana. Assim, a meta seria chegar a 7 mil crianças atendidas por ano.

O projeto tem patrocínio da Copel, Ensolab, FiscalTech, ICI - Instituto das Cidades Inteligentes e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, órgão da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Sobre o iCities

O iCities é uma empresa de projetos e soluções na temática de cidades inteligentes, fundada em 2011, quando a discussão começava a emergir globalmente. Idealizadores de diversos fóruns e projetos educativos do segmento, além de consultorias e soluções “smart” para o setor público e privado.  

A empresa é responsável por trazer para o Brasil o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, único com a chancela da FIRA Barcelona, que acontece anualmente na capital da Catalunha. A segunda edição já possui data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019.

www.icities.com.br



« Voltar

24
abr

Nadadora do Clube Curitibano garante vaga para Jogos Pan-Americanos no Peru

Fernanda de Goeij venceu os 200 metros costas do Troféu Maria Lenk, no Rio

+MAIS

24
abr

Mercado de condomínios logísticos melhora na Região Sul

Paraná tem a maior absorção líquida, seguido de SC e RS

+MAIS

23
abr

Previdência privada pode garantir conforto na terceira idade

Gerente da Porto Seguro no Paraná lembra que as vantagens de contratar um plano individual vão além da dedução no Imposto de Renda

+MAIS

23
abr

Carmen Steffens desfila no Curitibano

+MAIS