26
ago

Emagrecer e a manter-se magro, um trabalho para o cérebro

Nutricionista e coach de emagrecimento consciente aplica técnicas de reprogramação mental para perda de peso

Mestre em Antropologia, a nutricionista e fitoterapeuta paranaense Andréia Cambuy foi buscar nessas três áreas do conhecimento a chave para orientar o emagrecimento consciente e permanente de seus pacientes. Com base nos princípios da neuroplasticidade do cérebro, capaz de ser reprogramado para mudar comportamentos, Andréia propõe uma nova forma de relacionamento com os alimentos e os hábitos ligados à hora da refeição.

“Eu me perguntava porque alguns pacientes não conseguiam perder todo o peso que queriam e, além disso, voltavam a engordar com facilidade, mesmo com toda a informação que recebiam. Essa angústia me levou a estudar aspectos psicológicos e sociais do comportamento alimentar e a perceber como os hábitos adquiridos desde a infância e as crenças limitantes sobre a comida sabotavam as melhores dietas”, conta Andréia.

Compreender esse mecanismo faz toda a diferença. É a partir da consciência sobre o funcionamento da mente que a coach orienta para a mudança de hábitos, de atitudes e até mesmo de pensamentos. “Mudar é possível. Convicções fortalecedoras podem auxiliar a ser mais forte do que o desejo por um sorvete, por exemplo. As técnicas de coaching ajudam as pessoas a definirem objetivos, metas e métricas, e a se comprometerem com uma nova programação mental. O sobrepeso vai embora para sempre quando a gente assume esse compromisso com a saúde física e mental”, explica.

As recompensas chegam rapidamente para quem associa emagrecimento e coaching. A palavra em inglês define um treinamento, isto é, um processo contínuo de assessorias que produz mudanças positivas e duradouras em curto espaço de tempo, de forma efetiva e acelerada. O coaching busca tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória e vem sendo aplicado em todas as áreas do desenvolvimento humano.

“No caso do emagrecimento consciente, o coaching utiliza diversas ferramentas que ajudam a definir as metas e manter-se empenhado em cumpri-las. Com a ajuda do profissional coach e de uma dieta definida, a pessoa se torna agente de seu processo de perda de peso”, acrescenta Andréia.

A coach trabalha preferencialmente com reeducação alimentar e com a dieta “low carb”, expressão em inglês que se popularizou no Brasil e que significa literalmente baixa ingestão de carboidrato.

Os resultados aparecem rapidamente. A própria nutricionista emagreceu dez quilos e mantém-se no peso desejado. Manter-se magro, aliás, é outra vantagem do processo de reprogramação cerebral. Estudos mostram que o corpo precisa de cinco anos de peso estável para “memorizar” a forma ideal. Sem mudança de comportamento, isso não é possível.

As técnicas de coaching são desenvolvidas a partir de encontros semanais no consultório de Andréia. Mas para atender pessoas que não moram em Curitiba ou que não dispõem de muito tempo, a nutricionista criou o programa Mente Leve. “O Mente Leve é um programa on line que direciona ferramentas de coaching para mudar os pensamentos e emagrecer pela consciência. Toda a comunicação ocorre em grupos de Facebook e os resultados também são muito bons”, explica.

Em lives pelo Face e pelo canal no Youtube, Andréia orienta sobre emagrecimento e apresenta receitas práticas. Alguns dos temas mais populares são “como saborear cada fatia de um doce”, “como eliminar a compulsão por açúcar”, “como aproveitar o fim de semana sem engordar?”, “dicas para viajar com a mente leve”, “é possível viver sem trigo e com alimentos mais saudáveis” e “aprendendo a lidar com o stress e a ansiedade”.

Divisor de águas

A professora e artesã Beatriz Reis Graeml Abdalla, a Bia, perdeu 19 quilos em cinco meses e há quatro vem mantendo o mesmo peso. Ela diz que a coach Andréia Cambuy representa um “divisor de águas” em sua vida. “Já tinha tentado várias dietas e vários programas de emagrecimento antes, sem nenhum resultado. Nunca fui exatamente uma pessoa obesa, porém após quatro gestações acabei acumulando quilos extras, o que piorou depois de um tratamento médico à base de hormônios e corticoides.”

Com o coaching de emagrecimento saudável, Bia descobriu que perder peso pode ser prazeroso. “Não precisamos deixar de comer o que gostamos, apenas entender que tudo tem sua hora e sua quantidade. A Andréia nos dá todas as ferramentas necessárias para que possamos perder peso e medidas sem perder saúde e sem perder a vontade de sair e comer com os amigos e familiares.”

Sobre Andréia Cambuy

Andréia Cambuy, coaching em Emagrecimento Consciente, é nutricionista e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná, além de especialista em Fitoterapia. Desenvolveu o programa Mente Leve para orientar o emagrecimento dos pacientes, de forma individual ou em grupo, com base na reprogramação mental, a partir dos princípios da neuroplasticidade do cérebro. É professora de pós-graduação, palestrante e ministra cursos, com orientação terapêutica que inclui receitas funcionais e fitoterápicos. Também mantém canais de informação no Youtube (Andréia Cambuy) e no Facebook (@andreiacambuycoach).



« Voltar

24
abr

Nadadora do Clube Curitibano garante vaga para Jogos Pan-Americanos no Peru

Fernanda de Goeij venceu os 200 metros costas do Troféu Maria Lenk, no Rio

+MAIS

24
abr

Mercado de condomínios logísticos melhora na Região Sul

Paraná tem a maior absorção líquida, seguido de SC e RS

+MAIS

23
abr

Previdência privada pode garantir conforto na terceira idade

Gerente da Porto Seguro no Paraná lembra que as vantagens de contratar um plano individual vão além da dedução no Imposto de Renda

+MAIS

23
abr

Carmen Steffens desfila no Curitibano

+MAIS