08
nov

Startups paranaenses criam grupo para discutir empreendedorismo e inovação

Reuniões ocorrem mensalmente; 22 startups do Paraná participam até o momento

Para estimular o empreendedorismo local e discutir o ecossistema das startups no Brasil, CEOs de diversas empresas emergentes criaram o Mastermind SaaS (Software as a Service), encontro mensal feito para trocar experiências, fazer networking e promover o crescimento conjunto. O grupo foi criado pela Ideia no Ar, plataforma de marketplace de serviços, e hoje reúne 22 empresas do Paraná, como a VHSYS, Pipefy e Polen. O encontro já está em sua quinta edição e o último convidado especial foi Reginaldo Stocco, CEO da startup VHSYS, de São José dos Pinhais, que compartilhou aprendizados sobre planejamento estratégico.

Troca de figurinhas

Stocco conta que os encontros servem para fortalecer a economia local e gerar soluções para todos, sem clima de competitividade, criando um catalisador de negócios. "É uma forma saudável, descontraída e dinâmica para falar sobre negócios, estreitar relações, criar networking e dar um feedback bacana sobre a realidade de cada um. Sempre saímos das reuniões com ideias novas que agregam a todos os CEOs. É uma boa maneira de crescer coletivamente. Num processo normal, demoraria muito para a gente ter acesso a esse tanto de empresas. Esses encontros equivalem às reuniões tradicionais e muitas vezes são bem mais proveitosas”, comenta.
Os encontros ocorrem todo mês em algum café diferente em Curitiba. Para participar, todos os sócios e fundadores interessados podem enviar e-mail para thiago@ideianoar.com.br pedindo mais informações sobre os próximos encontros.

Crescimento constante

De acordo com a Agência Brasil, em todo o Brasil, estima-se que existam cerca de 62 mil empreendedores e 6 mil startups. O número é mais do que o dobro registrado há seis anos, quando o país ainda começava a discutir o modelo e a perceber o nascimento do novo mercado. Em 2012, haviam 2.519 startups cadastradas na Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Em 2017, o número saltou para 5.147. Segundo a associação, o número de empresas hoje pode ser ainda maior, por volta de 10 a 15 mil, mas muitas ainda estão na fase de ideias e nem todas tem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Das empresas cadastradas na base de dados da ABStartups, 72% são lideradas por jovens entre 25 e 40 anos de idade, 87,13% são comandadas por homens e 12,3% por mulheres.

Até o momento, as startups participantes do Mastermind SaaS são:

 - VHSYS
- Ideia no Ar
- Pipefy
- PontoMais
- EadBox  
- Polen
- Hariken
- Quite Já
- Acras
- Abler
- Tecnofit
- Send4
- OmniChat
- Plipag
- Logcomex
- Segfy
- Phonetrack
- Cálculo Jurídico
- Smarthint
- Westoque
- Produttivo
- Connect Plug

Sobre a VHSYS
 A VHSYS é uma startup paranaense que fornece um sistema online de gestão empresarial descomplicado para micro, pequenos e médios empresários. O sistema conta com módulos para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas, estoque, além de ter desenvolvido uma loja de aplicativos exclusivos para o software, ampliando suas funcionalidades para o cliente final. A empresa foi criada e é dirigida por Reginaldo e Luan Stocco. Com mais de 150 mil empresas que já utilizaram o sistema, a startup está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Em 2018, recebeu certificado da Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar. Mais informações no site https://vhsys.com.br/.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS