21
nov

Vacinação em dia é obrigatória para realizar matrícula no PR

A Secretaria de Estado da Educação torna obrigatória a Declaração de Vacinação para todos os estudantes menores de 18 anos

Todos os estudantes menores de 18 anos, das redes pública e privada, devem apresentar a Declaração de Vacinação para fazer a matrícula para o ano letivo de 2019. A regra entrou em vigor após a aprovação da Lei Estadual 19.534/18. Todos os alunos devem estar em dia com as vacinas consideradas obrigatórias. A ausência do documento não impossibilita a matrícula ou rematrícula, mas os pais ou responsáveis devem regularizar a situação em um prazo de 30 dias. Caso contrário, a escola é obrigada por lei a comunicar a situação ao Conselho Tutelar. A declaração pode ser impressa na Unidade de Saúde ou na Megaunidade da Unimed Laboratório, mediante a apresentação e conferência da carteira de vacinação.

De acordo com o infectologista da Unimed Laboratório, Jaime Rocha, a lei garante a imunização, principalmente das crianças, que necessitam ser levadas pelos pais ou responsáveis para serem vacinadas. “Infelizmente, é alarmante a queda na cobertura vacinal de bebês e crianças no Brasil. Um levantamento do Ministério da Saúde aponta que em 2017 os índices atingiram o nível mais baixo do país nos últimos 16 anos e identificou que todas as vacinas indicadas para crianças com menos de um ano não alcançaram a meta.”

O Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único do Saúde (SUS) e é um dos poucos países no mundo que ofertam de maneira universal diversos imunobiológicos. “O Programa Nacional de Imunização (PNI) é referência mundial e sempre teve como característica a alta taxa de cobertura vacinal. O sucesso do programa pode ser justamente um dos fatores responsáveis pela queda na imunização. A população adulta hoje foi amplamente imunizada na infância e não viu os estragos que algumas doenças podem causar. Esses pais viveram uma infância livre de patologias graves erradicadas no Brasil por conta da vacinação. Agora, eles não acreditam que elas possam acometer seus próprios filhos e ainda causar sequelas irreversíveis”, alerta o médico.

Há ainda o crescimento irresponsável de movimentos antivacinas, que ameaça os resultados conquistados nos últimos anos pelas campanhas de imunização.  “Estamos presenciando o aumento significativo da ocorrência de algumas doenças, como o sarampo. Os pais precisam ter consciência de que o esforço para impedir que doenças já eliminadas voltem a ser registradas é um trabalho de toda a sociedade”, ressalta Rocha.

 

O PNI oferece de graça 27 vacinas para a população. Essas vacinas combatem doenças como sarampo, caxumba, rubéola, tétano, tuberculose, febre amarela, difteria, coqueluche, poliomielite, influenza, HPV, entre outras.

Como obter a Declaração de Vacinação:

- Na Megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde), basta apresentar a carteira de vacinação e, não havendo vacinas em atraso, a declaração será impressa na hora. Esse atendimento para a emissão da Declaração de Vacinação é feito na Megaunidade de segunda a sexta, das 7h às 16h. Caso seja necessário, o estudante poderá ser vacinado para completar o quadro vacinal.

- Nas Unidades de Saúde também é necessário apresentar a carteira de vacinação e, não havendo vacinas em atraso, a declaração será impressa na hora.

- Estudantes de Curitiba com cadastro no Aplicativo Saúde Já (com cadastro próprio ou como dependentes de outro usuário) e esquema vacinal em dia, poderão gerar a declaração no próprio aplicativo em arquivo para ser impresso.

Sobre a Unimed Laboratório

A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A Megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br/.

 

Assessoria de Imprensa - Curitiba

Talk Assessoria de Comunicação

Aline Cambuy

DRT/PR 5746

41 3018-5828 /9968-0106

aline@talkcomunicacao.com.br



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS