29
nov

Educação é a melhor estratégia no combate à dengue

Forrest Brasil Tecnologia aposta na disseminação de conhecimento como medida para o controle permanente do Aedes aegypti

Garantir o controle permanente do risco de epidemias de dengue é o principal desafio no combate ao Aedes aegypti. A empresa Forrest Brasil Tecnologia Ltda tem colocado em prática, na cidade de Jacarezinho, várias ações visando combater o inseto transmissor do vírus da dengue. O município tem um dos maiores índices de infestação de dengue no Paraná e o objetivo é colaborar com as autoridades locais na implementação de medidas a curto, médio e longo prazo que culminem em um controle perene e sustentável do mosquito.

Como parte das medidas, a empresa realiza atividades lúdicas educacionais, preventivas e de conscientização à população de faixa etária de 6 a 12 anos de idade da rede pública de ensino. As ações são relacionadas aos métodos integrados de controle do vetor Aedes aegypti e, consequentemente, à prevenção das doenças transmitidas por ele. O intuito é promover ações de conscientização da necessidade de prevenção e controle dos criadouros pelo cidadão e divulgar amplamente na comunidade os novos métodos integrados de controle vetorial.

O biólogo da empresa e responsável pela implementação do plano educacional, Rodrigo de Oliveira, tem aplicado essas atividades às crianças e segundo ele, elas têm papel importantíssimo na comunidade em que vivem, transmitindo seus novos conhecimentos e assimilando desde cedo algumas das responsabilidades civis de cada um. “Por meio dessas atividades que estamos oferecendo, isso acontece de maneira natural e divertida, pois as crianças adoram, e participam ativamente o tempo inteiro”.

Até o momento, cerca de 400 alunos já participaram do programa, distribuídos em três escolas públicas da cidade, entre estaduais e municipais. O enfoque da Forrest é oferecer essas atividades primeiramente às escolas, que se encontram nas áreas da cidade em que tem desenvolvido ativamente o projeto de combate ao mosquito Aedes aegypti e, posteriormente, expandir para as demais escolas do município.

O biólogo acredita que por meio da educação das crianças, é possível ter um alcance duradouro nas próximas gerações no que diz respeito ao combate a esse importante vetor de doenças humanas, o Aedes aegypti. “Acredito que o conhecimento que estamos transmitindo será propagado nos lares dessas crianças e essas lições não vão ser esquecidas e estamos, assim, educando o cidadão de amanhã e mais importante: ensinando a essas crianças a serem agentes de transformação na nossa sociedade”.

Sobre a Forrest Innovations

A Forrest Innovations é uma empresa multinacional de biotecnologia avançada, com foco no desenvolvimento de soluções para combater os mosquitos vetores de patógenos causadores de doenças de grande impacto para a saúde pública, tais como dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika. A empresa utiliza a “Técnica do Inseto Estéril”, cujo princípio é realizar solturas massivas de versões estéreis de mosquitos machos, que irão promover, gradativamente, a redução da população de mosquitos locais. O grande diferencial da Forrest é a utilização de uma plataforma ecológica baseada em três pilares: (1) o mosquito Aedes aegypti macho estéril não é, e nem envolve o uso de organismos geneticamente modificados; (2) os mosquitos machos estéreis são produzidos a partir da cepa selvagem de Aedes aegypti coletada na própria região a ser tratada, ou seja, não é introduzida uma cepa nova de mosquitos na cidade; (3) o uso de laboratórios móveis, que garantem flexibilidade, rapidez, eficiência e logística necessárias para a produção em massa de mosquitos a serem liberados. A Forrest mantém sítios operacionais estabelecidos em três países: Israel, EUA e Brasil. A filial brasileira (Forrest Brasil Tecnologia Ltda.) conta com infraestrutura de laboratórios e escritórios localizados estrategicamente na proximidade de áreas com altos índices de infestações do mosquito Aedes aegypti. Mais informações no site http://www.forrestinnovations.com

 

Assessoria de Imprensa - Curitiba

Talk Assessoria de Comunicação

Aline Cambuy

DRT/PR 5746

41 3018-5828 /9968-0106

[email protected]



« Voltar

06
dez

UniOpet reúne arquitetas em workshop de lançamento de curso

Workshop realizado no Engenho da Inovação contou com a presença dos arquitetos Gisele Pinna, Sabrina Slompo e Cleverson Forlin

+MAIS

06
dez

Tuberculose afeta 28 mil pessoas a cada dia

Migrantes, refugiados e comunidades atingidas por crises estão entre as populações mais vulneráveis

+MAIS

06
dez

Jacarezinho ganha coleta seletiva de resíduos sólidos

A medida irá contribuir para o controle permanente do Aedes aegypti

+MAIS

06
dez

Leilão oferece imóveis, terrenos e veículos com preços baixos em Curitiba e interior do Paraná

Imóveis podem ser parcelados em até 30 meses; no dia 14 é a vez de leilão em Curitiba

+MAIS