13
dez

Antecipação de recebíveis por aplicativo dá fôlego para caixa de pequenos negócios

Recursos próprios podem ser recebidos sem complicação para enfrentar despesas de fim de ano

Apesar de o 13.º ser uma obrigação para todas as empresas, os micro e pequenos negócios sentem no caixa o peso dessa despesa em dezembro. De acordo com estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a folha extra vai custar cerca de R$ 212 bilhões para os empregadores em todo o país. Além desse compromisso, outras questões pontuais alteram o planejamento financeiro das empresas. Uma boa saída para resolver o sufoco sem tomar empréstimo bancário é recorrer à antecipação de recebíveis. Isso pode ser feito de forma rápida e sem burocracia por meio do aplicativo Receba Já, criado pela startup VHSYS, que fornece ferramentas para gestão empresarial, em parceria com a fintech Exten.

"A antecipação de recebíveis é simplesmente um adiantamento de valores e a prática é bem mais segura do que assumir juros em bancos, por exemplo. Para saldar contas do presente, o adiantamento transforma em dinheiro alguns títulos como duplicatas, carnês, cartão de crédito, cheques, entre outros, cujo recebimento se dará no futuro. Os juros costumam ser menores do que em outras modalidades de crédito porque há garantia de que os valores pedidos estarão no caixa da empresa", explica Reginaldo Stocco, CEO da VHSYS.

Na prática, com o aplicativo Receba Já, sempre que o empresário precisar de capital de giro, basta acessar o aplicativo e buscar automaticamente as notas fiscais de vendas de produtos ou serviços com vencimentos para até 90 dias. "Depois, basta selecionar as notas que deseja antecipar e enviar a proposta. Sendo aprovado, o dinheiro antecipado poderá cair na conta bancária em alguns minutos", diz Stocco.

Sem intermédio de bancos

Assim como o empréstimo bancário, a antecipação de recebíveis é uma operação de crédito, mas com condições mais vantajosas para o empreendedor. De acordo com estudo do Sebrae, apenas 16% das PMEs brasileiras têm ido aos bancos por motivos que vão desde juros altos até dificuldade de aprovação de crédito.

"Enquanto uma instituição financeira empresta dinheiro com altas taxas de juros, na antecipação você tem acesso ao dinheiro que já é seu, mas foi parcelado pelos seus clientes via boletos, carnês e duplicatas. A operação é muito mais rápida e fácil e o empresário pode fazer tudo online", diz Stocco.

Cuidados

Mesmo com as facilidades, Stocco afirma que é necessário planejamento. "O empresário deve montar um planejamento financeiro real para quitar o adiantamento e para que a solução não vire uma nova dor de cabeça lá na frente. Saber quais pagamentos valem a pena adiantar também é fundamental, já que se algum cliente não honrar com seus pagamentos, a empresa poderá sofrer um prejuízo grande", aconselha.

Com a parceria entre VHSYS e Exten, os empresários também podem fazer gestão financeira por meio de softwares e montar um plano de negócios para não cair no vermelho. O aplicativo Receba Já é exclusivo para clientes VHSYS.

Sobre a VHSYS

A VHSYS é uma startup paranaense que fornece um sistema online de gestão empresarial descomplicado para micro, pequenos e médios empresários. O sistema conta com módulos para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas, estoque, além de ter desenvolvido uma loja de aplicativos exclusivos para o software, ampliando suas funcionalidades para o cliente final. A empresa foi criada e é dirigida por Reginaldo e Luan Stocco. Com mais de 150 mil empresas que já utilizaram o sistema, a startup está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Em 2018, recebeu certificado da Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar. Mais informações no site https://vhsys.com.br/.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS