21
mar

SMART CITY EXPO CURITIBA 2019

PRESS KIT

O Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, acontece nos dias 21 e 22 de março, no Expo Barigui. O evento compreende o congresso e a exposição, e tem a expectativa de receber mais de 6 mil pessoas, representantes de cidades de todo o país e de 25 cidades do exterior.

O acesso à área de exposição é gratuito mediante inscrição prévia pelo site (www.smartcityexpocuritiba.com). O evento é chancelado pela FIRA Barcelona, organizador do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

 

 A edição de 2019 terá quatro temáticas principais: Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; Governança em cidades digitais; Cidades criativas, sustentáveis e humanas; e Planejando cidades inovadoras e inclusivas. 

 

As temáticas

 

            A temática ‘Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes’ irá tratar sobre inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada, centros de monitoramento, robótica, computação em nuvem, startups e empreendedorismo, monitoramento remoto, entre outros assuntos.

            Já a temática ‘Governança em cidades digitais’ se dedica a tratar, por exemplo, sobre Governo Aberto, tecnologia cívica, estratégias das cidades inteligentes e governança inteligente.

            A temática ‘Cidades criativas, sustentáveis e humanas’ tem como missão debater temas como cidades verdes, engajamento cívico, participação cidadã, economia colaborativa, bem-estar e qualidade de vida e inclusão social.

            Por fim, a temática ‘Planejando cidades inovadoras e inclusivas’ tem como mote assuntos como: economia circular, gestão de resíduos, energia sustentável, mobilidade sustentável, mudanças climáticas, segurança pública, eficiência de recursos e urbanismo.

Exposição

A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. As 74 startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade.

O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site (https://www.smartcityexpocuritiba.com/).

Congresso

A área de congresso está preparada para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigüi, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.

Palestrantes

Durante dois dias, três salas de conferências no Expo Barigui receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor.  Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias, inovação e sustentabilidade. A área de congresso será ampliada para a edição desse ano com a expectativa de receber mais de 1,6 mil pessoas.

Hyperloop

 

O veículo de transporte mais rápido do mundo, o hyperloop, idealizado por Elon Musk, será a principal estrela do evento. A tecnologia será apresentada pelo empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, empresa criada em 2013 para desenvolver o sistema. Seguro e com energia limpa, o veículo alcançará a impressionante marca de 1080 km/h, o que significa duas a três vezes mais velocidade que um trem-bala.

 

Principais nomes

Além de Bibop Gresta, outros nomes de peso no evento serão Brooks Rainwater, executivo sênior e diretor do Center for City Solutions, da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos; Benjamin de la Peña, chefe de estratégia e inovação do Departamento de Trânsito de Seattle, nos Estados Unidos; Alejandro Franco, diretor executivo do Ruta N, em Medellín, na Colômbia; Mila Gascó, diretora de Pesquisas no Centro de Tecnologia para o Governo, e professora da Universidade de Albany (EUA); Diego Gismondi, subsecretário de inovação pública do Governo de Santa Fé, na Argentina, entre outros.

 

Rodadas de negócios

 

Uma novidade serão as rodadas de negócios destinadas a empresários e executivos das mais diversas áreas, além dos match makings, que permitirão aos expositores realizar networking com clientes e investidores.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Dia 21

ABERTURA

Horário - 9:00 - 9:30

Local: Plenária Principal

 

Temática: Cidades criativas, sustentáveis e humanas

Keynote: Ana Carla Fonseca - Cidades criativas para um mundo efervescente

Horário:  9:30 - 10:15

Local: Plenária Principal

 

Temática:  Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes

Da visão à ação: implementando projetos de cidades inteligentes e o papel das autoridades locais

Horário: 10:30 - 11:45

Local: Plenária Principal

 

Diálogo

Horário: 11:45 - 12:30

Loca: Plenária Principal

 

Temática: Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes

Disrupções tecnológicas em ambientes urbanos e vida urbana

Horário: 14:00 - 15:15

Local: Paralela 1

 

Temática: Cidades criativas, sustentáveis e humanas

Placemaking e espaços públicos: recuperando ruas para a vida pública

Horário: 14:00 - 15:15

Local: Paralela 2

 

Temática: Governança em sociedades digitais

Processos participativos: além da coleta de dados para o planejamento colaborativo

Horário: 15:15 - 16:30

Local: Paralela 1

 

Temática:  Planejando cidades inovadoras e inclusivas

Planejamento de cidades sustentáveis e resilientes

Horário: 15:15 - 16:30

Local: Paralela 2

 

Temática:  Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes

Repensando a mobilidade urbana

Horário: 16:45 - 18:00

Local: Paralela 1

 

Temática:  Cidades criativas, sustentáveis e humanas

Mudança climática: um desafio de uma geração

Horário: 16:45 - 18:00

Local: Paralela 2

 

Temática:  Cidades criativas, sustentáveis e humanas

Cidades focadas no cidadão e a nova agenda urbana

Horário: 18:00 - 19:15

Local: Plenária Principal

 

Dia 22

Temática:  Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes

Keynote: Bibop Gresta

Horário 9:00 - 9:45         

Local: Plenária Principal

 

Temática:  Governança em sociedades digitais

Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital

Horário: 9:45 - 11:00

Local: Plenária Principal

 

Diálogo de Prefeitos - Revisão do Plano Diretor das Cidades para Cidades Inteligentes

Horário: 11:15 - 12:00

Local: Plenária Principal

 

Temática:  Governança em sociedades digitais

Estratégias de cidades inteligentes e desenvolvimentos de grande escala

Horário: 12:00 - 13:15

Local: Paralela 1

 

Temática:  Planejando cidades inovadoras e inclusivas

Cidades circulares

Horário: 12:00 - 13:15

Local: Paralela 2

 

Temática:  Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes

Ecossistemas de desenvolvimento local e inovação

Horário: 14:30 - 15:45

Local: Paralela 1

 

Temática: Planejando cidades inovadoras e inclusivas

Serviços públicos inteligentes e sustentáveis

Horário: 14:30 - 15:45

Local: Paralela 2

 

Temática:  Planejando cidades inovadoras e inclusivas

Keynote: Brooks Rainwater - Mobilidade Centrada no Homem na Cidade do Amanhã

Horário: 16:00 - 16:45

Local: Plenária Principal

 

Temática:  Planejando cidades inovadoras e inclusivas

Estruturas de planeamento urbano para cidades inclusivas e inovadoras

Horário: 16:45 - 18:00

Local: Plenária Principal

 

Cerimônia de encerramento

Horário: 18:00 - 18:30

Local: Plenaria Principal

 

Mais informações: www.smartcityexpocuritiba.com/agenda

 

 

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2019

 

Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

 

O Smart City Expo Curitiba 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas. 

 

A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. As 74 startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade. O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site.

 

A área de congresso está preparada para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigüi, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. O preço dos ingressos até o dia 20 de março é de R$1350, enquanto nos dois dias de evento será de R$1.500. Estudantes pagam meia entrada mediante comprovação. A compra pode ser efetuada por meio do site oficial do evento,  após a realização da inscrição.

 

Sobre o iCities

 

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba - o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.

 

Assessoria de Imprensa

Talk Comunicação

41 3018-5828 / 41 99109-1034 / 41 99145-9013

stephanie@talkcomunicacao.com.br

andre@talkcomunicacao.com.br

marisa@talkcomunicacao.com.br



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS