10
mai

Crianças aprendem sobre inclusão de forma lúdica

Pacientes do Hospital Angelina Caron recebem doação de gibis nesta quinta (9) em ação que conscientiza sobre doenças raras

Na tarde desta quinta-feira (9), as crianças atendidas pelo Ambulatório de Neuromuscular do Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul, vão ganhar gibis da Turma da Mônica em uma ação sobre a importância da inclusão de jovens com doenças raras, entre elas a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). Lendo as revistas e fazendo as atividades recreativas, os pequenos pacientes vão conhecer o Luca, personagem cadeirante criado por Maurício de Souza.

A ação é uma iniciativa da médica Adriana Banzatto, que coordena o setor no HAC, em parceria com a Organização Brasileira de Apoio às Pessoas com Doenças Neuromusculares e Raras (Obadin).

“As histórias do Luca ensinam os pequenos sobre a importância da inclusão escolar e social das crianças com doenças raras”, diz a biomédica Patricia Krebs, presidente da Obadin, ao elogiar o “papel fundamental” da especialista Adriana Banzatto no tratamento dos pacientes no Paraná.

Sobre o projeto

A Obadin e o Grupo Mães Duchenne Brasil receberam exemplares da 1ª edição da revista da Turma da Mônica com o personagem Luca, que tem Distrofia Muscular de Duchenne, e surgiu no Projeto Cada Passo Importa. Parceria dos Estúdios Maurício de Souza e da Sarepta Therapeutics, o projeto busca auxiliar no diagnóstico precoce e estimular a inclusão escolar e social das crianças. A DMD foi escolhida por ser uma das doenças raras mais incidentes no Brasil, representando todas as demais.

Além da história de Luca, a revista traz passatempos para as crianças interagirem. Ela não é vendida, mas distribuída às associações representativas de DMD para desenvolver ações voltadas aos objetivos do projeto editorial.

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Realiza, anualmente, 2,07 milhões de procedimentos em pacientes de todo o país. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.  O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 300 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS