13
mai

Paraná responde por 60% das cirurgias bariátricas do país e recebe congresso brasileiro

No estado, o Hospital Angelina Caron concentra a maior parte dos procedimentos

Entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019, 21 mil cirurgias bariátricas foram realizadas em todo o Brasil. Desse total, mais de 60% – cerca de 13 mil procedimentos – ocorreram no Paraná. Esse desempenho fez de Curitiba a sede do 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica, marcado para 15 a 18 de maio, no Expo Unimed.

Especialista no procedimento e chefe da UTI Coronariana do Hospital Angelina Caron (HAC), o médico Wilson Paulo dos Santos vai ministrar o curso pré-congresso abordando o cenário paranaense. “Realizamos 3.872 cirurgias bariátricas em 2018, segundo levantamento do nosso Balanço Social anual. Esse número compreende 58% dos procedimentos em todo o estado e a 36% do país, o que faz do Angelina Caron líder em cirurgias bariátricas no Brasil”, pontua Santos, que realiza esse tipo de cirurgia desde 2003.

O congresso terá como tema o tratamento integrado entre os procedimentos cirúrgicos e a qualidade de vida para pacientes obesos, apresentando os novos estudos e tecnologias voltadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas, entre elas o diabetes tipo 2 e a hipertensão.

Obesidade atinge 39,5 milhões

Em 2017, cerca de 39,5 milhões de brasileiros foram diagnosticados com obesidade, quantia 78% maior que em 2006. O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas, perdendo apenas para os Estados Unidos. No SUS, são realizadas cerca de 11 mil cirurgias por ano.

 “A obesidade é uma doença crônica que tem crescido exponencialmente nos últimos anos e, com ela, o número de pacientes que procuram cirurgias. Outro fator preocupante é que uma em cada três crianças brasileiras apresentam sobrepeso. Precisamos debater formas de reverter ese quadro”, explica o médico Marcos Leão Vilas Boas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que realiza o congresso.

 

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Realiza, anualmente, 2,07 milhões de procedimentos em pacientes de todo o país. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.  O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 300 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS