13
mai

Paraná responde por 60% das cirurgias bariátricas do país e recebe congresso brasileiro

No estado, o Hospital Angelina Caron concentra a maior parte dos procedimentos

Entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019, 21 mil cirurgias bariátricas foram realizadas em todo o Brasil. Desse total, mais de 60% – cerca de 13 mil procedimentos – ocorreram no Paraná. Esse desempenho fez de Curitiba a sede do 20º Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica, marcado para 15 a 18 de maio, no Expo Unimed.

Especialista no procedimento e chefe da UTI Coronariana do Hospital Angelina Caron (HAC), o médico Wilson Paulo dos Santos vai ministrar o curso pré-congresso abordando o cenário paranaense. “Realizamos 3.872 cirurgias bariátricas em 2018, segundo levantamento do nosso Balanço Social anual. Esse número compreende 58% dos procedimentos em todo o estado e a 36% do país, o que faz do Angelina Caron líder em cirurgias bariátricas no Brasil”, pontua Santos, que realiza esse tipo de cirurgia desde 2003.

O congresso terá como tema o tratamento integrado entre os procedimentos cirúrgicos e a qualidade de vida para pacientes obesos, apresentando os novos estudos e tecnologias voltadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas, entre elas o diabetes tipo 2 e a hipertensão.

Obesidade atinge 39,5 milhões

Em 2017, cerca de 39,5 milhões de brasileiros foram diagnosticados com obesidade, quantia 78% maior que em 2006. O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas, perdendo apenas para os Estados Unidos. No SUS, são realizadas cerca de 11 mil cirurgias por ano.

 “A obesidade é uma doença crônica que tem crescido exponencialmente nos últimos anos e, com ela, o número de pacientes que procuram cirurgias. Outro fator preocupante é que uma em cada três crianças brasileiras apresentam sobrepeso. Precisamos debater formas de reverter ese quadro”, explica o médico Marcos Leão Vilas Boas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que realiza o congresso.

 

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Realiza, anualmente, 2,07 milhões de procedimentos em pacientes de todo o país. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.  O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 300 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.



« Voltar

15
jul

Aquecimento a gás já é o preferido em imóveis populares

Residenciais do Minha Casa Minha Vida em Curitiba e região adotam a tecnologia que traz conforto e praticidade para o cliente

+MAIS

10
jul

André Gola inaugura linha de mochilas assinadas por artistas da marca brasileira Beatnik & Sons

A criatividade e humor do cartunista inspiram o design das peças da coleção, 100% feita à mão

+MAIS

09
jul

Hospital Angelina Caron é credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes pediátricos

Instituição de caráter filantrópico na Região Metropolitana de Curitiba é o terceiro hospital na Região Sul habilitado a transplantar pacientes de quatro meses a 16 anos

+MAIS

05
jul

Magnetron desenvolve Chassi Didático para auxiliar na formação de mecânicos

O protótipo é 100% funcional e exibe todas as partes elétricas de uma motocicleta

+MAIS