05
jul

Magnetron desenvolve Chassi Didático para auxiliar na formação de mecânicos

O protótipo é 100% funcional e exibe todas as partes elétricas de uma motocicleta

Aprender na prática, ao invés de apenas na teoria. Esse é o objetivo do Chassi Didático da Magnetron, presente em centros de formação de mecânicos de diversas regiões do Brasil. Atualmente disponível em 19 Escolas do Mecânico, o Chassi Didático passou a ser crucial no ensino do sistema elétrico de motocicletas, auxiliando na formação de milhares de mecânicos por ano.

O protótipo de motocicleta, criado inicialmente para mostrar as peças internas de uma moto aos novos colaboradores e realizar testes do sistema elétrico, possibilita visualizar facilmente todas as peças do sistema, como buzina, fiação, bomba de combustível, relés, etc. “O chassi ajuda demais, pois o aluno consegue identificar o sistema elétrico sem o motor”, afirma Gustavo Marcon, supervisor de treinamento da Escola do Mecânico. “Ter aula no chassi Magnetron faz com que o aluno consiga de forma muito mais clara separar o que é mecânica e o que é elétrica”, completa.

Ainda segundo Gustavo, o Chassi Didático passou a proporcionar ao aluno a possibilidade de entender de maneira objetiva onde estão os componentes elétricos da motocicleta, com uma visão sistêmica que facilita no aprendizado. “O Chassi Didático encanta o aluno”, afirma o supervisor. “Nossa parceria é o que chamamos de ‘ganha, ganha, ganha’: ganham os alunos que recebem informações atualizadas com base nos fabricantes; ganha a escola que garante que as informações sejam passadas de forma mais embasada e ganha a Magnetron, que fixa e reforça a marca para os futuros profissionais”, pondera Marcon.

Principal parceira da Magnetron no projeto de profissionalização do mercado, a Escola do Mecânico foi fundada em 2011 por Sandra Nalli, ex-gerente de uma loja de serviços automotivos que não encontrava profissionais qualificados no segmento de reparação automotiva na hora de formar as equipes de trabalho. Diante deste cenário, Sandra passou a formar voluntariamente menores infratores da Fundação Casa, na cidade de Campinas. Com o tempo, a demanda cresceu e, a partir do projeto social, nasceu a Escola do Mecânico, que hoje forma profissionais qualificados para trabalhar no mercado de reposição automotiva e de motocicletas.

Concepção do projeto

Em uma visita da diretoria da Magnetron ao setor de engenharia, em 2018, percebeu-se o potencial da criação inicial, feita pelo setor de engenharia da empresa, em PVC: nela, era possível ver todas as partes do sistema elétrico de uma motocicleta facilmente. Em sua criação, a ideia inicial era tornar a parte elétrica da motocicleta mais visual. Atualmente, o chassi é de metal e totalmente funcional: é possível ver todos os itens em funcionamento.

Expansão

Pensando na profissionalização do mercado, a Magnetron está fechando parcerias com novas escolas, visando atingir estados em que o chassi ainda não é utilizado na formação de mecânicos, como Minas Gerais, e há planos para a criação de cursos para mecânicos oferecidos pela própria empresa.

Sobre a Magnetron - Presente em mais de 5.000 pontos de vendas e 100% do território nacional, a Magnetron abastece o mercado de peças de reposição para o sistema elétrico de motocicletas. Nascida em Joinville (SC), a empresa tem sede em São José dos Pinhais (PR) desde 1995. A Magnetron é pioneira na industrialização de sistemas de ignição e energia para motos. Com um completo mix de produtos e mais de 1.700 itens no seu portfólio, a empresa é reconhecida no mercado de reposição de motopeças pela qualidade, origem dos produtos, tecnologia e inovação. Mais informações no site http://www.magnetron.com.br.



« Voltar

18
out

Curitiba é finalista em premiação mundial de cidades inteligentes

Capital paranaense é a sede oficial brasileira do Smart City Expo, cuja terceira edição será realizada em 26 e 27 de março de 2020 pelo iCities e FIRA Barcelona

+MAIS

09
out

Banco Indusval & Partners leiloa 14 imóveis em nove estados do país

Leilão é ofertado na modalidade direta, sem disputa entre os interessados

+MAIS

09
out

Forrest participa da GeniusCon 2019

O evento estimula a inovação no Norte Pioneiro do Paraná e reúne 50 startups

+MAIS

08
out

Porto Seguro lança seguro para bikes

Companhia passa a oferecer solução completa de proteção para todos os tipos de bicicleta, além de compreender ciclistas e terceiros

+MAIS