05
jul

Magnetron desenvolve Chassi Didático para auxiliar na formação de mecânicos

O protótipo é 100% funcional e exibe todas as partes elétricas de uma motocicleta

Aprender na prática, ao invés de apenas na teoria. Esse é o objetivo do Chassi Didático da Magnetron, presente em centros de formação de mecânicos de diversas regiões do Brasil. Atualmente disponível em 19 Escolas do Mecânico, o Chassi Didático passou a ser crucial no ensino do sistema elétrico de motocicletas, auxiliando na formação de milhares de mecânicos por ano.

O protótipo de motocicleta, criado inicialmente para mostrar as peças internas de uma moto aos novos colaboradores e realizar testes do sistema elétrico, possibilita visualizar facilmente todas as peças do sistema, como buzina, fiação, bomba de combustível, relés, etc. “O chassi ajuda demais, pois o aluno consegue identificar o sistema elétrico sem o motor”, afirma Gustavo Marcon, supervisor de treinamento da Escola do Mecânico. “Ter aula no chassi Magnetron faz com que o aluno consiga de forma muito mais clara separar o que é mecânica e o que é elétrica”, completa.

Ainda segundo Gustavo, o Chassi Didático passou a proporcionar ao aluno a possibilidade de entender de maneira objetiva onde estão os componentes elétricos da motocicleta, com uma visão sistêmica que facilita no aprendizado. “O Chassi Didático encanta o aluno”, afirma o supervisor. “Nossa parceria é o que chamamos de ‘ganha, ganha, ganha’: ganham os alunos que recebem informações atualizadas com base nos fabricantes; ganha a escola que garante que as informações sejam passadas de forma mais embasada e ganha a Magnetron, que fixa e reforça a marca para os futuros profissionais”, pondera Marcon.

Principal parceira da Magnetron no projeto de profissionalização do mercado, a Escola do Mecânico foi fundada em 2011 por Sandra Nalli, ex-gerente de uma loja de serviços automotivos que não encontrava profissionais qualificados no segmento de reparação automotiva na hora de formar as equipes de trabalho. Diante deste cenário, Sandra passou a formar voluntariamente menores infratores da Fundação Casa, na cidade de Campinas. Com o tempo, a demanda cresceu e, a partir do projeto social, nasceu a Escola do Mecânico, que hoje forma profissionais qualificados para trabalhar no mercado de reposição automotiva e de motocicletas.

Concepção do projeto

Em uma visita da diretoria da Magnetron ao setor de engenharia, em 2018, percebeu-se o potencial da criação inicial, feita pelo setor de engenharia da empresa, em PVC: nela, era possível ver todas as partes do sistema elétrico de uma motocicleta facilmente. Em sua criação, a ideia inicial era tornar a parte elétrica da motocicleta mais visual. Atualmente, o chassi é de metal e totalmente funcional: é possível ver todos os itens em funcionamento.

Expansão

Pensando na profissionalização do mercado, a Magnetron está fechando parcerias com novas escolas, visando atingir estados em que o chassi ainda não é utilizado na formação de mecânicos, como Minas Gerais, e há planos para a criação de cursos para mecânicos oferecidos pela própria empresa.

Sobre a Magnetron - Presente em mais de 5.000 pontos de vendas e 100% do território nacional, a Magnetron abastece o mercado de peças de reposição para o sistema elétrico de motocicletas. Nascida em Joinville (SC), a empresa tem sede em São José dos Pinhais (PR) desde 1995. A Magnetron é pioneira na industrialização de sistemas de ignição e energia para motos. Com um completo mix de produtos e mais de 1.700 itens no seu portfólio, a empresa é reconhecida no mercado de reposição de motopeças pela qualidade, origem dos produtos, tecnologia e inovação. Mais informações no site http://www.magnetron.com.br.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS