04
out

Pesquisa e inovação reúnem estudantes no IFPR de Jacarezinho

Forrest Brasil Tecnologia apresenta o trabalho pioneiro de combate à dengue

A oitava edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SE²PIN) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Jacarezinho reúne estudantes para a divulgação de trabalhos e a troca de experiências, a partir de segunda-feira (7) até quarta-feira (9). “Os objetivos do evento são expor os projetos desenvolvidos na instituição para toda a comunidade acadêmica do campus e visitantes, para troca de experiência. Neste ano temos uma novidade, que é o desafio. A partir de problemas reais enfrentados pelas empresas do nosso arranjo produtivo local, os alunos desenvolveram soluções que serão apresentadas no último dia do seminário”, explica Maria Fernanda Bianco Gução, que é coordenadora de pesquisa e extensão do IFPR Jacarezinho.

 

A Forrest Brasil Tecnologia é uma das entidades parceiras do evento e terá um estande a partir de terça-feira (8). Neste espaço será apresentado o trabalho pioneiro da Forrest no controle natural de vetores realizado no município. Com apoio do Tecpar e da Prefeitura Municipal, a empresa de biotecnologia atuou no combate à dengue. O resultado desse trabalho foi a redução superior a 90% no número de mosquitos Aedes aegypti, na área contemplada pelo projeto.

 

“Quem passar pelo estande terá a oportunidade de conhecer os diferentes estágios do desenvolvimento do Aedes aegypti, usando lupas para a visualização. Também teremos gaiolas com os mosquitos machos estéreis que são usados no projeto. Os visitantes poderão colocar a mão dentro das gaiolas e constatar que o mosquito macho não pica e, por isso, realizamos a soltura deles na cidade como uma das formas de combater a proliferação do mosquito da dengue. Além disso, iremos propor um desafio para quem nos visitar, mas é surpresa”, conta o biólogo da Forrest, Rodrigo Oliveira. A empresa também distribuirá materiais informativos referentes ao projeto desenvolvido.

 

Programação do SE²PIN 2019

 

  • 07/10 – manhã: Avaliação de trabalhos;
  • 07/10 – noite: Abertura oficial do evento e avaliação de trabalhos;
  • 08/10 – manhã: Avaliação de trabalhos;
  • 08/10 – manhã: Stand de exposição a visitantes;
  • 09/10 - Desafio

Sobre a Forrest Brasil

A Forrest Brasil Tecnologia é uma empresa internacional de biotecnologia avançada desenvolvida em Israel, com foco no desenvolvimento de soluções para combater os mosquitos vetores de patógenos causadores de doenças de grande impacto para a saúde pública, tais como dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika. A empresa utiliza a “Técnica do Inseto Estéril”, cujo princípio é realizar solturas massivas de versões estéreis de mosquitos machos, que irão promover, gradativamente, a redução da população de mosquitos locais, e consequentemente as doenças que transmitem. O grande diferencial da Forrest é a utilização de uma plataforma ecológica baseada em três pilares: (1) o mosquito Aedes aegypti macho estéril não é, e nem envolve o uso de organismos geneticamente modificados; (2) os mosquitos machos estéreis são produzidos a partir da cepa selvagem de Aedes aegypti coletada na própria região a ser tratada, ou seja, não é introduzida uma cepa nova de mosquitos na cidade; (3) o uso de laboratórios móveis, que garantem flexibilidade, rapidez, eficiência e logística necessárias para a produção em massa de mosquitos a serem liberados. A Forrest Brasil pertence ao grupo internacional Forrest Innovations, que mantém sítios operacionais estabelecidos em três países: Israel, EUA e Brasil e é a única empresa no mundo com um método comprovado para prevenir a dengue. Mais informações no site http://www.forrestinnovations.com

 

 

 



« Voltar

04
dez

Novo leilão do Grupo Expoente é marcado para 13 de dezembro

Marca, conteúdos educacionais e bens móveis estão avaliados em R$ 2,9 milhões

+MAIS

02
dez

Palestra gratuita dá dicas para quem quer investir em leilão

Especialista vai esclarecer aspectos complexos sobre leilões judiciais e extrajudiciais, inclusive os de alienação fiduciária

+MAIS

28
nov

Construtora entrega seu 15º empreendimento em São José dos Pinhais

Localizado no bairro Cidade Jardim, Angra dos Reis II foi 100% vendido na planta

+MAIS

27
nov

HAC promove Feira Gastronômica de Natal

Feira da Praça oferece ao público do hospital seis opções de comidas nesta quarta (27)e quinta (28)

+MAIS