13
mai

Sindicato dos Leiloeiros divulga lista de 50 sites falsos de leilões

Levantamento ajuda a identificar fraudes e evitar golpes

O Sindicato dos Leiloeiros Públicos e Oficiais do Paraná e de Santa Catarina está identificando os sites falsos de leilões, criados para dar golpes no mercado. Até o momento são 50 portais, mas a lista cresce diariamente. Na última semana o sindicato tentou, por meio de ação civil pública, que a justiça pedisse ao Google a retirada dos anúncios de leilões fraudulentos, mas o pedido foi indeferido, pois de acordo com o Marco Civil da Internet e por causa da livre concorrência, uma empresa não pode ser cerceada de anunciar e nem o Google de divulgar serviços pelos quais são contratados.

"Todos os dias são publicados novos sites de golpistas a fim de diminuir a credibilidade do mercado de leilão. Muitos dos sites não trazem o nome do leiloeiro para não chamar a atenção. Somente após a suposta arrematação, os golpistas encaminham um termo de arremate, que traz o nome de um leiloeiro falso, possivelmente o titular de uma conta corrente, que servirá para o golpe”, explica Helcio Kronberg, um dos leiloeiros com maior atividade no Paraná.

Ainda de acordo com o leiloeiro, os falsários chegam a incluir o logotipo dos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais do Trabalho ou Tribunais Regionais Federais para que interessados sintam mais confiança na hora de dar seus lances. Os sites também estão recheados de ícones e logomarcas para confundir o arrematante. Achando que serão contempladas com a arrematação, as vítimas depositam o dinheiro e nunca recebem o bem. 

“A primeira providência a ser tomada pelo arrematante é verificar se o nome e conta informados são de fato de um leiloeiro atuante. Pagamento de arrematação judicial deve ser feito somente em conta judicial vinculada ao processo ou em nome do leiloeiro oficial. Na dúvida, não pague. Na internet é fácil encontrar, no site de uma das 27 juntas comerciais do país, o nome do leiloeiro, com informações corretas sobre site e telefone. Outra situação é a menção de endereços físicos. Se possível, vá até o local e não deposite o valor antes de ver o bem”, aconselha.

Cuidado com sites terminados em .com

De acordo com Kronberg, os golpistas têm feito anúncios no Google e em outros sites de busca, geralmente com domínios terminados em .com, .org ou .com/br. “Procure sempre sites de leilões terminados em .com.br, sem barra antes do br, além de preferir leiloeiros conhecidos que divulguem por outros meios que não apenas no Google. Também é bom checar há quanto tempo o site está no ar. Se for recente, desconfie. Basta colar a URL do site em www.registro.br. Outra dica é que quando se trata de leilões judiciais deve-se procurar os editais publicados no Diário da Justiça para verificar se aquele bem anunciado está correto”, aconselha.

Kronberg também explica que não se deve efetuar nenhum pagamento em conta de estranhos. “Pagamento de arrematação judicial deve ser feito somente em conta judicial vinculada ao processo ou em nome do leiloeiro oficial, tanto em depósitos quanto por boletos. Se houver outro nome na hora de depositar, não pague. Na dúvida, consulte as secretarias das Varas da Fazenda Pública das cidades”, recomenda.

Confira a lista atual de sites falsos:

1.       www.indacarleiloes.com

2.       www.gruposantoroleiloes.com

3.       ‎www.grupotrwleilaodecaminhoes.com

4.       ‎www.patioleiloes.com

5.       ‎www.tmcleiloes.com

6.       ‎www.ahleiloes.com

7.       www.albuquerque-leilao.com/br‎

8.       www.asturiasleiloes.com

9.       www.bandeirantes-leiloes.com

10.   www.belarminoleiloes.com

11.   www.blumenauleiloes.com

12.   www.diasearaujoleiloes.com

13.   www.feiracar-leiloes.com/‎

14.   www.felixleiloes.com/‎

15.   www.globalauctionleiloes.com/‎

16.   ‎www.grandelanceleilao.com/

17.   ‎www.grupocityleiloes.com/‎

18.   www.gruposodre-leiloes.com/br‎

19.   www.habibleiloes.com

20.   ‎www.itapetileiloes.com

21.   www.josearaujoleiloes.com

22.   ‎‎www.leiloesasanel.com

23.   ‎www.lutinterleiloes.com

24.   www.marilialeilao.com

25.   www.massaleiloeiro.com

26.   www.massaleiloeiro.com

27.   ‎www.mdfleiloes.com

28.   www.mdr4leiloes.com

29.   ‎‎www.montenegro-leiloessp.com

30.   ‎www.nascimentoleiloes.com‎

31.   www.oreidosseminovosleiloes.com

32.   www.padilha-leiloes.com

33.   www.patioleiloes.com‎

34.   www.pindoramaleiloesonline.com

35.   www.reidosulleiloes.com

36.   www.santarosaleiloes.com

37.   www.senajleiloesdecaminhao.com

38.   www.seopleiloes.com

39.   www.taubateleiloes.com

40.   www.vendamaisleilao.com

41.   ‎www.vendamaisleilao.com

42.   www.leiloesvillage.com

43.   www.fagundesleiloesonline.com‎

44.   www.leilaodetran.org

45.   www.leilaoextrajudicialoficial-rj.org‎

46.   www.caminhoesecia-leiloes.com

47.   www.triunfoleilaodeutilitarios-br.com/caminhoes‎

48.   www.mastercarleiloesonline.com

49.   ‎www.leiloesdetranparana.org

50.   ‎www.copartleilao.com

51.   www.sato-leiloes.com

Sobre Helcio Kronberg

Leiloeiro público oficial com 20 anos de experiência na área. É autor do livro “Leilões Judiciais e Extrajudiciais”, lançado pela Editora Hemus. É autor de vários livros e docente, além de jurisconsulto com várias titulações acadêmicas. Para mais informações basta acessar: www.hkleiloes.com.br.



« Voltar

21
set

Mato Grosso inicia biometria em alta definição nas maternidades

Tecnologia inédita no mundo está em uso no estado A coleta de dados de recém-nascidos previne sequestros e troca de bebês

+MAIS

21
set

Inteligente é a empresa que investe em talentos, propósitos e inclusão

Temática foi debatida por heads de RH e diretores executivos de grandes empresas no segundo encontro do Grupo WTC de Cidades Inteligentes

+MAIS

18
set

Como os vinhos importados chegam até sua casa?

Consumo dos brasileiros aumentou durante a pandemia. Especialista aponta os cuidados com a importação, liderada pelos atacadistas e empresas de e-commerce

+MAIS

14
set

Hospital Angelina Caron abre inscrições para Residência Médica

Processo seletivo é voltado a acadêmicos do último semestre de Medicina

+MAIS