09
set

Comércio exterior: empresa pioneira em soluções logísticas oferece cursos online de capacitação em importação

Grupo Pinho lançou plataforma com módulos sobre importação e logística aduaneira, do básico ao avançado

O despacho aduaneiro de importação aplicado na prática. Este é o mote dos cursos online oferecidos pela plataforma Academia Pinho, para capacitar e acelerar a formação de profissionais da área de comércio exterior, com enfoque nos processos de importação. A iniciativa é do Grupo Pinho, pioneiro no ramo de desembaraço aduaneiro há 80 anos. 

“Queremos contribuir com nossos clientes na formação de técnicos e também com empresas em geral que desejam importar ou exportar, mas nada conhecem sobre comércio exterior. Os cursos destacam a legislação em vigor e são direcionados para a prática profissional. Além disso, todos os módulos foram desenvolvidos para serem usados como um manual de consulta nas atividades do dia a dia”, explica o professor Pedro Flores de Souza, especialista em comércio exterior, com 20 anos de experiência na área e atualmente gestor operacional da Pinho.

Novos importadores e profissionais recém chegados

Entre as funcionalidades estão aulas gravadas e legendadas, com fórum exclusivo para troca de ideias, esclarecimento de dúvidas e certificado de conclusão. “O curso básico é direcionado a pessoas que estão ingressando no ramo do comércio exterior, seja um importador, que tenha uma empresa começando a operar os processos, ou também universitários e profissionais que entraram recentemente em empresas de desembaraço aduaneiro”, diz Souza. 

O conteúdo inclui os registros necessários para uma empresa importar, classificação fiscal de produtos, tratamento administrativo para validar necessidade de licenciamento de importação, despacho aduaneiro de importação com as etapas do processo, e como calcular os custos de uma importação.

Já em relação aos cursos intermediário e avançado em importação, o professor explica que o enfoque acaba sendo em pontos mais específicos da experiência prática no setor. “No módulo 1 do curso intermediário, por exemplo, nós apresentamos os conceitos de transportes nas modalidades internacionais, os tipos de embalagens e contêineres, além da introdução sobre os locais dos desembaraços, as zonas primária e secundária, e como são feitas as transferências entre elas, em detalhes.” 

Confira detalhes de cada curso:​

Curso: Conceitos básicos de importação (três módulos)

Temas: Principais etapas de um processo de importação, classificação fiscal das mercadorias e como calcular os custos gerais do processo.

  • Registros necessários para importar e custos do processo
  • Tratamento administrativo e Incoterms

 

Curso: Conceitos intermediários de importação (dois módulos)

Temas: Conceitos de transporte e despacho aduaneiro de importação (etapas, confecção de licenciamentos, confecção de declarações e multas nas operações mal feitas).

  • Transporte e consolidação de carga
  • Zona Primária e Zona Secundária
  • DTA / Confecção de LI e DI
  • Multas e penalidades

 

Curso: Conceitos avançados de importação (quatro módulos)

Temas: Regimes aduaneiros e processos especiais, situações atípicas como devolução/retorno de mercadorias, abandono e perdimento, material usado e uma aula bônus especial sobre importação de veículos antigos

  • Custos do processo
  • Drawback (isenção e suspensão)
  • Continuação do entreposto aduaneiro
  • Recof e Recof SPED
  • Exportação temporária
  • Reporto / DI única
  • Despacho antecipado
  • Carnê ATA e Mudanças

Mais informações: https://www.academiapinho.com/ 

 

Sobre a Pinho

A Pinho oferece soluções logísticas com inteligência de mercado, unindo experiência e inovação. Pioneira no ramo de desembaraço aduaneiro, a Pinho iniciou suas atividades em 1937 e fez parte de grandes projetos nacionais, como a importação de peças para a Usina de Itaipu e para a Fábrica de Celulose da Eldorado. Ao longo de oito décadas, o grupo se destaca por ajudar a desburocratizar e otimizar processos no setor de comércio internacional para empresas, contando com sistema próprio de tecnologia para acompanhamento de cargas, além de oferecer frete internacional (marítimo e aéreo), frete rodoviário, seguro de cargas e recuperação de impostos. Grandes grupos empresariais estão entre os principais clientes da Pinho, que atua em todo o país e tem sedes nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS