21
set

Mato Grosso inicia biometria em alta definição nas maternidades

Tecnologia inédita no mundo está em uso no estado A coleta de dados de recém-nascidos previne sequestros e troca de bebês

A Perícia Oficial e Identificação Técnica de (Politec) do Mato Grosso iniciou um projeto piloto que amplia a cobertura na identificação civil de crianças no estado. A partir da coleta de impressões digitais em alta definição ainda na maternidade, será possível a emissão de RGs de recém-nascidos.  A iniciativa auxiliará na prevenção de sequestros e trocas de bebês nas maternidades. Para isso, será utilizada uma tecnologia inédita no mundo e que foi desenvolvida pela startup brasileira Natosafe.

As primeiras coletas foram Cuiabá, onde papiloscopistas testam a plataforma de identificação biométrica desenvolvida para crianças de 0 a 5 anos, denominada “INFANT.ID”. Na fase de testes, por semana serão coletadas diversas imagens em alta definição das digitais de recém-nascidos e mães, além das palmas e planta dos pés dos bebês.

“A plataforma tem alta resolução de imagem e ergonomia, o que permite precisão e facilidade na hora de usar. Essa biometria irá enriquecer um banco de imagens com padrões de alta qualidade, facilitando pesquisas com maior precisão, contribuindo para a erradicação de sub-registro e garantindo a segurança das crianças mato-grossenses”, explica o CEO da Natosafe, Ismael Akyiama.

Cada impressão digital identifica uma única pessoa. Por isso, a biometria é usada nos principais documentos de identificação e é uma importante aliada na solução de crimes. Infelizmente, falhas na identificação biométrica em todo o mundo contribuem para a vulnerabilidade do sistema, expondo a risco especialmente as crianças, que são as principais vítimas de sequestro, tráfico internacional para exploração sexual e adoção ilegal.

O Brasil é o primeiro país do mundo a contar com a tecnologia que permite captura, análise e exportação de digitais em alta definição, além de envio e disponibilidade das imagens coletadas para as autoridades públicas, desde o minuto zero de vida de uma criança. O scanner biométrico desenvolvido pela Natosafe e batizado de NILMAONE foi certificado pelo norte-americano FBI (Federal Bureau of Investigation), a maior agência policial do mundo. O sistema já foi adotado pelos governos de Goiás e Pernambuco.

Sobre a Natosafe

A Natosafe é uma empresa brasileira criada com o propósito de contribuir para um mundo mais seguro. Pioneira no segmento “INFANT ID”, ou solução de identificação infantil, a companhia se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de identificação biométrica para crianças de 0 a 5 anos. A plataforma INFANT.ID é a primeira no mundo capaz de coletar impressões digitais com alta qualidade desde as primeiras horas de vida de um bebê.

 

 

Assessoria de Imprensa - Curitiba

Talk Assessoria de Comunicação

Aline Cambuy

DRT/PR 5746

41 3018-5828 /99644-8007

aline@talkcomunicacao.com.br 



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS