30
set

Livro conta história da construção de bonecos gigantes em Curitiba

Com distribuição gratuita para bibliotecas de escolas e de centros culturais, “Lugar de Gigantes” conta com incentivo de empresas privadas e públicas

O processo de criação de bonecos gigantes com mais de três metros de altura em Curitiba originou o livro “Lugar de Gigantes”, recém-lançado pela autora Alessandra Flores. A publicação será distribuída gratuitamente para bibliotecas de escolas e de centros culturais, com incentivo do Grupo Pinho, Celepar e Porto Camargo Engenharia, em projeto realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. 

Idealizadora do projeto e da publicação ao lado de Cândida Monte e Eduardo Simões, Alessandra contou ainda com fotos de Miriane Figueira e arte gráfica da designer Adriana Alegria. “Os personagens foram construídos em 2019 a partir de histórias de vida de moradores dos bairros Bracatinga e Bairro Alto. Uma agricultora estudante. Uma mulher indígena. Depois de criadas elas desfilaram em cortejos nas regiões onde nasceram e também participaram do ‘Encontro de Gigantes’, no Largo da Ordem. O livro reúne fotos, relatos e registros de todas as etapas do processo criativo desenvolvido com estudantes de escolas públicas da capital paranaense”, detalha.

“Para a Pinho, é uma satisfação poder contribuir com a consolidação impressa de uma obra multifacetada que estimula a cultura popular. Ao mesmo tempo em que guarda diferenças regionais, acaba por conectar as tradições locais de Curitiba e Salvador, cidade de origem no Brasil do projeto dos bonecos gigantes de vime, papel de seda, adereços e figurinos coloridos. Ações de incentivo fazem parte da nossa vocação social e cultural”, celebra Ana Helena de Souza, head de marketing do Grupo Pinho.

Sobre o projeto

No Brasil, esta é a terceira edição do projeto “Lugar de Gigantes”. As duas primeiras foram realizadas em bairros de Salvador (BA) e cidades do Recôncavo Baiano. Alessandra Flores realiza uma extensa pesquisa sobre teatro de bonecos, tendo convivido com mestres de tradições em teatro de animação no Brasil (Mamulengo), na Índia (Katputli) e na Tailândia (Baan Naang Thalung). A pesquisa de histórias de vida como material para criação também tem sido uma constante no trabalho e na pesquisa acadêmica da artista.

Em Curitiba, o “Lugar de Gigantes” contou com a parceria do Centro de Educação Infantil Professor Lauro Esmanhoto, no Bracatinga; da Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto; e da Banda Escola da Fazenda Rio Grande.

Mais informações sobre o projeto pelo Instagram @lugardegigantes.

Sobre a Pinho

A Pinho oferece soluções logísticas com inteligência de mercado, unindo experiência e inovação. Pioneira no ramo de desembaraço aduaneiro, a Pinho iniciou suas atividades em 1937 e fez parte de grandes projetos nacionais, como a importação de peças para a Usina de Itaipu e para a Fábrica de Celulose da Eldorado. Ao longo de oito décadas, o grupo se destaca por ajudar a desburocratizar e otimizar processos no setor de comércio internacional para empresas, contando com sistema próprio de tecnologia para acompanhamento de cargas, além de oferecer frete internacional (marítimo e aéreo), frete rodoviário, seguro de cargas e recuperação de impostos. Grandes grupos empresariais estão entre os principais clientes da Pinho, que atua em todo o país e tem sedes nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS