05
out

Mães brasileiras ganham aliado na luta contra a troca de bebês na maternidade

Tecnologia pioneira permite a biometria neonatal em alta definição Todos os dias, duas crianças são trocadas nas maternidades do Brasil

A cada dia, dois bebês são trocados nas maternidades brasileiras. Os dados são apenas dos casos identificados e reportados às autoridades. Essas histórias são retratadas com frequência pela mídia e demostram a fragilidade na identificação dos recém-nascidos, um verdadeiro pesadelo para as mulheres que estão prestes a ser tornarem mães. Em 2018, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que tornou obrigatório o registro biométrico de nascimentos em maternidades, mas até então não havia tecnologia que tornasse isso possível.

O Brasil é o primeiro país do mundo a contar com uma tecnologia que permite a identificação biométrica ainda na sala de parto e, ao mesmo tempo, estabelece o vínculo inquestionável do bebê com a mãe. O sistema foi desenvolvido pela startup curitibana Natosafe e entrou no mercado em 2020. A solução já foi adotada por maternidades de Goiás, Pernambuco e Mato Grosso e está disponível para todas as maternidades do Brasil. “O nosso propósito é contribuir com a segurança das crianças de todo o mundo. Foram anos de pesquisa e trabalho até atingir esse resultado. Conseguimos desenvolver um equipamento simples de ser usado e com custo acessível”, revela o CEO da Natosafe, Ismael Akyiama.

A plataforma utilizada chama-se INFANT.ID e faz captura, análise e exportação de digitais em alta definição, além de envio e disponibilidade das imagens coletadas para as autoridades públicas, desde o minuto zero de vida de uma criança. O scanner utilizado pela plataforma foi certificado pelo norte-americano FBI (Federal Bureau of Investigation), a maior agência policial do mundo.

A solução atende os requisitos de compatibilidade, rastreabilidade, unicidade e segurança da informação, capturando os dados automaticamente por meio de algoritmos inteligentes. A tecnologia foi desenvolvida para ser usada por maternidades, hospitais, postos de vacinação, clínicas médicas, centros e institutos de identificação, cartórios de registro civil e até no controle de fronteiras. 

Sobre a Natosafe

A Natosafe é uma empresa brasileira criada com o propósito de contribuir para um mundo mais seguro. Pioneira no segmento “infant id solution”, ou solução de identificação infantil, a companhia se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de identificação biométrica para crianças de 0 a 5 anos. A plataforma Infant.ID é a primeira no mundo capaz de coletar impressões digitais com alta qualidade desde as primeiras horas de vida de um bebê.

 

 

Assessoria de Imprensa - Curitiba

Talk Assessoria de Comunicação

Aline Cambuy

DRT/PR 5746

41 3018-5828 /99644-8007

aline@talkcomunicacao.com.br 

 



« Voltar

28
out

Summit discute futuro das moradias populares

Smartus Summit será realizado digitalmente nos dias 28 e 29 de outubro

+MAIS

26
out

Investimento em tecnologia dá nova cara ao mercado da construção

Da visita 100% digital ao processo de compra, passando pela vistoria de entrega do imóvel, novas plataformas e aplicativos otimizam a rotina dos clientes

+MAIS

26
out

Ambiente de reformas é fundamental para uma possível admissão do Brasil na OCDE

Análise de especialista da Ernst & Young avalia a melhora no cenário de competitividade brasileiro e na visibilidade internacional do país

+MAIS

19
out

Agronegócio vence o Prêmio Equilibrista e Revelação 2020 com dois executivos da Cooperativa Lar

A premiação do Ibef-PR, que tem o WTC Curitiba e Joinville entre os apoiadores, será online para todo o país, no dia 29

+MAIS