26
out

Ambiente de reformas é fundamental para uma possível admissão do Brasil na OCDE

Análise de especialista da Ernst & Young avalia a melhora no cenário de competitividade brasileiro e na visibilidade internacional do país

Com maior ênfase desde 2017, o movimento que o Brasil está fazendo para entrar na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) tem como principal objetivo melhorar sua visibilidade no cenário internacional e também se valer de uma série de benefícios exclusivos aos participantes da organização. O tema foi debatido durante encontro online do Grupo de Tributos e Desburocratização (GTD), promovido pelo World Trade Center (WTC) Joinville e Curitiba.

Sócio de preços de transferência da ey (Ernst & Young), Márcio R. Oliveira analisou o ambiente de reformas em que o país se encontra nos últimos anos como fator fundamental para sua possível admissão, num futuro próximo, na OCDE. “Atualmente, temos cerca de 90 instrumentos de requisitos nas áreas de ciência e tecnologia que melhoram o ranqueamento do Brasil dentre os países que pleiteiam entrada na organização. Já somos considerados uma das nações mais preparadas, àa frente da Argentina e da Romênia, para citar dois exemplos”, afirma.

A mesa redonda contou com as participações de Ricardo Guimarães, head of tax da Electrolux, e Nicholas Meira, tax manager na Philip Morris International. “O ambiente de reformas acaba ampliando os benefícios a curto e médio prazo do Brasil, além das avaliações de setores como saúde, educação, meio ambiente e finanças em geral. Nesse sentido, a área tributária pode contribuir bastante”, pontua Guimarães.

Cooperação internacional

Com quase 60 anos de existência, a OCDE é uma organização internacional que reúne países e parceiros para desenvolver padrões mundiais de  regras econômicas, sociais e ambientais em busca de objetivos comuns de desenvolvimento. Atualmente, a organização conta com 37 países membros, cujos representantes fazem parte do Conselho da OCDE. A mais recente admissão foi a da Colômbia, em 2020.

"Vale reforçar que, dentre as nações parceiras dos debates políticos da OCDE, o Brasil se destaca ao lado da China, Índia, Indonésia e África do Sul. Essa parceria também se estende para os bancos de dados estatísticos realizados pelos países membros da organização", destaca Oliveira.

Entre os benefícios para um país membro da OCDE estão o nivelamento global do campo de atuação (que garante uma concorrência justa entre empresas ou Estados), a cooperação técnica internacional (com mais eficiência de custos e trocas internacionais) e as políticas de objetivos compartilhados em nível multilateral. “Num mundo globalizado, são fatores fundamentais para o benefício mútuo dos cidadãos e da economia nacional, tornando o governo mais eficaz. Ao todo, a OCDE já desenvolveu 500 relatórios e 5 bilhões de fontes de dados até hoje.”

Programa de Competitividade

O WTC mantém grupos temáticos dentro do seu Programa de Competitividade, que reúnem executivos representantes das principais empresas do Sul do Brasil em encontros bimestrais. O Grupo de Tributos e Desburocratização (GTD) reúne executivos empenhados em otimizar o planejamento tributário das empresas e buscar a melhoria da competitividade no ambiente empresarial. Lançado em novembro de 2018, o grupo tem agenda permanente de encontros. 

 

Sobre o World Trade Center 

Somos um ecossistema global de comércio e investimento, criado há 50 anos como um ponto central de cooperação e conexão, visando a organizar e facilitar a expansão de negócios internacionais. Trabalhamos para dar continuidade ao legado do WTCA, de criar prosperidade e desenvolvimento econômico relevante, com foco no Brasil, mostrando ao resto do mundo o que os estados do Sul do Brasil têm de melhor a oferecer e perseguindo mais oportunidades para nossos associados. Aumentamos a competitividade das empresas locais, geramos negócios, fomentamos o comércio internacional, disseminamos melhores práticas globais, fomentamos a educação e a liderança empreendedora e trazemos inovação e investimentos para o país.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS