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nov

Black Friday: grandes empresas investem em centros de distribuição variados para entregas mais rápidas

Disputa para entregar produtos rapidamente fica ainda mais acirrada em uma liquidação diferente das anteriores

A corrida para oferecer entregas mais rápidas aos clientes, especialmente em eventos de grande escala, como a Black Friday, fez empresas varejistas investirem em centros de distribuição (CDs) fora do eixo Rio-São Paulo. No último mês, por exemplo, o Mega Centro Logístico Itajaí, condomínio administrado pela Capital Realty, teve a implantação de um novo CD para uma operadora de e-commerce com 3.800 m² de área de armazenagem, enquanto outra rede que já operava no complexo ampliou sua operação em mais 6.000 m². No ano passado, a Capital Realty entregou 31,4 mil metros quadrados de área expandida também no condomínio logístico de Itajaí. Ainda esse ano, a empresa conclui uma expansão de mais de 20 mil m² pré-locada para uma grande empresa de cosméticos na região de Curitiba.

Mas para atender a demanda cada vez maior do e-commerce, as empresas varejistas precisarão investir ainda mais em centros de distribuição de localizações estratégicas. No Brasil, apenas 34% dos galpões logísticos de São Paulo e Rio de Janeiro, os dois maiores polos, estão localizados em um raio de até 30 quilômetros das capitais, o que permite as entregas ultra rápidas, de acordo com o último levantamento da consultoria NAI Brazil. Para Rodrigo Demeterco, presidente da Capital Realty, a busca por áreas cada vez mais próximas dos grandes centros de consumo já vem se intensificando em todo o Brasil, visando atender a demanda por entregas de cada vez mais rápidas.

"Quando se trabalha com e-commerce, os operadores logísticos devem estar próximos aos grandes centro consumidores do país. É fundamental estar operando em centros de distribuição variados e de fácil acesso. Centros logísticos como o MEGA, da Capital Realty, estão localizados estrategicamente em regiões de grande consumo da região sul, permitindo entregas ultra rápidas", explica.

Black Friday

Mesmo sob impacto da crise causa pela pandemia de Covid-19, a expectativa para a edição da Black Friday 2020 é de aumento nas vendas, especialmente no e-commerce. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Neotrust-Compre&Confie, o crescimento será de 77% nas vendas em relação a 2019, atingindo a marca de R$ 6,9 bilhões.

Ainda de acordo com Rodrigo Demeterco, por ser uma grande operação, a Black Friday coloca em estresse todas as etapas das operações de logística do e-commerce. “É uma oportunidade de aumento de vendas, mas traz uma grande necessidade de esforço e planejamento. Quanto mais rápida e eficiente for a sua entrega, maior será a credibilidade perante o consumidor”, afirma.

Com o isolamento social, o e-commerce brasileiro cresceu ainda mais do que já vinha crescendo em épocas normais. Uma pesquisa realizada pela Fecomercio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) mostra que o comércio online passou a ser mais utilizado por 46% dos consumidores nos últimos seis meses, em decorrência da pandemia de Covid-19. Depois do fim do isolamento social, 47% dizem que pretendem permanecer consumindo online.

Sobre a Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração dos empreendimentos , com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.

 



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