24
nov
Tecnologia inédita no mundo foi desenvolvida no Brasil e já está disponível em Goiás, Pernambuco e Mato Grosso
A biometria neonatal está ganhando mercado no Brasil e Santa Catarina já é o quarto estado do país, e o primeiro do Sul, a adotar a tecnologia que foi lançada em agosto deste ano.
Inédita no mundo, a solução que permite a identificação biométrica ainda na sala de parto foi desenvolvida pela empresa brasileira Natosafe. Em Santa Catarina a iniciativa se dará através de uma parceria entre a empresa e o Instituto Geral de Perícias (IGP/SC).
A plataforma criada pela empresa (INFANT.ID) faz captura, análise e exportação de digitais em alta definição desde o minuto zero de vida de uma criança.
A solução é capaz de gerar um vínculo único entre recém-nascidos e mães e as informações coletadas são enviadas para as autoridades públicas. Com isso, aumenta as chances de localizar a criança em caso de troca de bebês e de sequestro. O scanner utilizado pela plataforma foi certificado pelo norte-americano FBI (Federal Bureau of Investigation), a maior agência policial do mundo.
A digital em alta definição atende os requisitos de compatibilidade, rastreabilidade, unicidade e segurança da informação, capturando os dados automaticamente através de algoritmos inteligentes. A tecnologia foi desenvolvida para ser usada por maternidades, hospitais, postos de vacinação, clínicas médicas, centros e institutos de identificação, cartórios de registro civil e até no controle de fronteiras.
Segurança
Na opinião do perito-geral do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC), Giovani Eduardo Adriano, esta iniciativa inédita trará inúmeros benefícios. “Com certeza será um grande ganho para Santa Catarina. A biometria garantirá o primeiro passo para a cidadania do recém-nascido, além de dar maior segurança à família no momento do parto e posterior a ele também, evitando adoções ilegais, roubos e trocas de bebês”, afirma. Ele também ressalta que com esta iniciativa, o Estado poderá atuar de forma ainda mais preventiva e com eficiência, principalmente com objetivo de prevenir sequestros e troca de bebês.
Em Santa Catarina, as primeiras impressões digitais com a tecnologia da Natosafe serão coletadas em Joinville na Maternidade Darci Vargas e na unidade do IGP. Em Florianópolis, as coletas serão feitas na Ilha Hospital e Maternidade, na Maternidade Carmela Dutra e no IGP.
“A plataforma tem alta resolução de imagem e ergonomia, o que permite precisão e facilidade na hora de usar. Essa biometria irá enriquecer um banco de imagens com padrões de alta qualidade, facilitando pesquisas com maior precisão, contribuindo para a erradicação de sub-registro e garantindo a segurança das crianças brasileiras”, explica o CEO da Natosafe, Ismael Akyiama.
Dados de Santa Catarina
O número de carteiras de identidade emitido por ano pelo Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC), para crianças de até cinco anos de idade, corresponde a 10% da emissão total de documentos emitidos pela instituição, o que totaliza entre 50 a 60 mil RGs por ano. Em 2020, com a pandemia, até o momento foram emitidos 25 mil documentos para este público.
Sobre a Natosafe
A Natosafe é uma empresa brasileira criada com o propósito de contribuir para um mundo mais seguro. Pioneira no segmento “INFANT ID”, ou solução de identificação infantil, a companhia se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de identificação biométrica para crianças de 0 a 5 anos. A plataforma INFANT.ID é a primeira no mundo capaz de coletar impressões digitais com alta qualidade desde as primeiras horas de vida de um bebê.
15
jan
WTC amplia seu Programa de Competitividade em 2021
Iniciativa do World Trade Center contribui para fomentar o ambiente de boas práticas de negócios das empresas associadas na Região Sul
+MAIS18
dez
Curitiba é destaque em report mundial de fintechs
Smart City Expo Curitiba aparece entre as principais iniciativas do ambiente de inovação da cidade, segundo o Global Fintech Ecosystem Report 2020
+MAIS17
dez
Santa Casa de Colombo é vendida por R$ 9,1 milhões
Grupo formado por vários hospitais que atendem o SUS tem até 180 dias para iniciar as atividades
+MAIS17
dez
Uso de Pix já é realidade na compra de imóveis
Construtoras passam a aceitar a nova modalidade de pagamentos instantâneos, com as facilidades da ausência de tarifas e horários bancários
+MAIS