17
dez

Integração entre empresas e mercados latino-americanos é a maior aposta para o ambiente de negócios no Pós-Covid-19

Avaliação foi feita por CEOs do World Trade Center no Brasil, México, Colômbia e Peru em live realizada esta semana pelo WTC Curitiba

A integração dos mercados latino-americanos, bem como das iniciativas conjuntas e parcerias estratégicas em busca de outros mercados internacionais, é uma das grandes apostas para 2021 no panorama de negócios internacionais Pós-Covid-19. A estimativa foi feita por quatro executivos CEOs do World Trade Center (WTC) no Brasil, México, Colômbia e Peru, reunidos em uma live na última terça-feira (15), promovida pelo WTC Curitiba e Joinville. A mediação foi feita pelo economista Carlos Ronderos, ex-ministro de Comércio Exterior da Colômbia e diretor executivo do WTCA para a América Latina – entidade internacional que coordena os mais de 326 escritórios da marca no mundo.

A live “LATAM: Oportunidades de Investimentos na Região Pós-pandemia”, disponível na íntegra no canal do Youtube da entidade, trouxe os panoramas locais de cada uma das cidades ali representadas: Lima, no Peru, com Juan Carlos Mathews; Cartagena, na Colômbia, com Juan Pablo Velez;  Guanajuato e Nuevo Laredo, no México, com Jorge Acevedo; e Curitiba e Joinville, com o anfitrião Josias Cordeiro.

“Os cenários de cada país se assemelham em setores como os de infraestrutura e investimentos em tecnologia e inovação, em face do panorama de retomada econômica e início do governo Joe Biden, nos Estados Unidos, que trazem boas expectativas de negócios no comércio exterior para a América Latina em 2021”, diz Cordeiro. 

O executivo acrescenta que, em comparação com os outros países representados no debate, o Brasil precisa avançar em seu ambiente de reformas para garantir uma melhora na estabilidade econômica e política. “Também temos que aprimorar os tratados internacionais, algo que o WTC encara como uma de suas missões. No WTC Curitiba e Joinville, temos um programa bastante ativo para incentivar a competitividade das empresas da Região Sul do Brasil, a segunda mais relevante do país, com um PIB de 190 bilhões de dólares e uma população de 32 milhões de habitantes.”

Tratados internacionais

A integração entre os países latino-americanos e os demais mercados internacionais foi um ponto bastante destacado pelos especialistas, que enfatizaram os tratados de livre comércio existentes em seus países. “O Peru possui atualmente 23 tratados comerciais internacionais. No ranking Global Competitiviness Index, do Banco Mundial, ocupamos a 65ª posição entre 141 países. Nossa estabilidade macroeconômica é apontada como a maior vantagem. Chile, Peru, México e Colômbia são as economias mais abertas da região, as quatro mais bem ranqueadas pelas avaliadoras internacionais de riscos Standard & Poors, Fitch Ratings e Moody's. O Brasil vem na sequência, na 8ª posição”, destaca Juan Carlos Mathews, do WTC Lima.

Já Jorge Acevedo apresentou aspectos do cenário mexicano, enfatizando que o WTC Nuevo Laredo mantém projetos para atender a demanda vinda da retomada econômica dos países latinos por meio da fronteira com os Estado Unidos, que atrai oportunidades em produtos e serviços. “Muitas vezes pensamos que conhecemos uns aos outros na região pelo fato de sermos latinos, mas sempre há algo mais a descobrir sobre cada país. O México conta com 12 tratados de livre comércio firmados com 46 países. Desde julho, temos um novo tratado de livre comércio, o USMCA, que substitui o Nafta. O comércio total entre México e EUA, somando exportações e importações, subiu para 337 bilhões de dólares entre janeiro e agosto de 2020, o que alçou o México como principal parceiro comercial norte-americano no corrente ano.”

Conhecida por ser um polo turístico, Cartagena tem uma indústria de logística pulsante, com multinacionais instaladas. “Somos um país resiliente e temos um governo comprometido com fechamento de negócios e parcerias, cultivando a estabilidade política e econômica. A estimativa é de que o PIB da Colômbia cresça entre 3,6 e 4% em 2021, cenário bastante favorável para investimentos estrangeiros, principalmente em hubs, por nossa localização estratégica de conexão entre a América do Sul e a Central, além dos Estados Unidos. Nosso país conta ainda com um ecossistema tecnológico bem desenvolvido, essencial para o ‘novo normal’, com 98% de seus municípios conectados por fibra ótica”, ressalta Juan Pablo Velez.

Internacionalização

Feita em inglês, a live “LATAM” foi o primeiro evento do tipo no WTCA na América Latina, dentro na missão do WTC Curitiba e Joinville de promover um ambiente propício à competividade das empresas brasileiras. As informações apresentadas pelos participantes trazem dados sobre o panorama latino para as empresas interessadas em internacionalização e estão disponíveis no canal do Youtube do WTC.

Sobre o World Trade Center 

Somos um ecossistema global de comércio e investimento, criado há 50 anos como um ponto central de cooperação e conexão, visando a organizar e facilitar a expansão de negócios internacionais. Trabalhamos para dar continuidade ao legado do WTCA, de criar prosperidade e desenvolvimento econômico relevante, com foco no Brasil, mostrando ao resto do mundo o que os estados do Sul do Brasil têm de melhor a oferecer e perseguindo mais oportunidades para nossos associados. Aumentamos a competitividade das empresas locais, geramos negócios, fomentamos o comércio internacional, disseminamos melhores práticas globais, fomentamos a educação e a liderança empreendedora e trazemos inovação e investimentos para o país.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS