11
mai

Casa: 4 tendências que vieram para ficar após a pandemia

Do uso flexível das varandas até a integração de ambientes, apartamentos tiveram seus espaços transformados com o isolamento social e usos do home office

Decorado do Park Royale, residencial da Valor Real Empreendimentos

Tidas como chamariz em apartamentos populares, as sacadas mais amplas e varandas com churrasqueira (os chamados espaços gourmet) se tornaram imprescindíveis desde o ano passado, para quem busca um imóvel que comporte confortavelmente uma família diante dos períodos de isolamento social. Além das varandas, outros espaços também foram transformados nos apartamentos – tendências e comodidades que vieram para ficar.

“Desde o início da pandemia, em 2020, as pessoas adaptaram seus apartamentos como espaços de home office, homeschooling, lazer e descanso. E passaram a buscar imóveis que já trazem essas opções  na planta ou que possibilitem adaptações. Um exemplo é a sacada com churrasqueira, que se tornou obrigatória nos lançamentos. Além de espaço de respiro, faz parte da rotina de muitas pessoas sentar na varanda para tomar um aperitivo após o dia de trabalho”, explica Hyane Guedes, designer da Valor Real Empreendimentos, responsável pela ambientação dos apartamentos decorados da construtora – que atua na Grande Curitiba.

  1. Sacadas e espaços gourmet

As construtoras que já ofereciam varandas amplas e espaços gourmet acabaram saindo na frente para atrair essa fatia dos clientes que prefere ter seu espaço doméstico a usar a área comum de churrasco do condomínio, por exemplo. “Já há alguns anos, um dos nossos diferenciais nos residenciais da Região Metropolitana de Curitiba são as sacadas, numa época em que não era tão comum oferecer esses espaços. Sempre tivemos unidades com varandas, também incluindo a churrasqueira em todos os lançamentos”, destaca.

  1. Apartamentos com garden

Segundo Hyane, o garden é outro diferencial importante para moradores com pets. “Além de levar o pet para passear, é sempre confortável contar com um espaço de garden para ele correr e fazer as necessidades. Quem cultiva plantas em casa também aprecia muito esses espaços, outra tendência que se ampliou na quarentena.”

  1. Quarto adaptado em escritório

Os novos projetos também adaptam o quarto de solteiro para escritório, devido ao home office. “A vantagem dessa adaptação é que não precisa de muito espaço: tendo uma mesa ou bancada para se apoiar um notebook, agenda e celular, pode-se trabalhar com comodidade. Nós já fazíamos projetos com mesa de estudo, mas o item se tornou obrigatório desde o ano passado, pensando também nas crianças e jovens que estudam mais tempo em casa.”

  1. Integração de ambientes

A designer aponta ainda a integração dos ambientes, como sala e cozinha, como outro fator impulsionado pelo maior tempo de convivência doméstica das famílias. “Por muito tempo as cozinhas foram vistas como um ambiente quase escondido, isolado do restante da casa. Hoje não, além de estarem mais integradas, a composição das cores e ambientes é pensada desde a planta. Também temos projetos com ilhas e banquetas para refeições rápidas também, utilizando o espaço da cozinha com o máximo de assentos para reunir a família”, detalha.

Decorados com tour virtual

Todas essas tendências podem ser conferidas em tour virtual no site da Valor Real, e também nos apartamentos decorados, com visita agendada. “Nossos decorados seguem essa linha aconchegante e clean, com bastante uso do amadeirado. No Park Royale, por exemplo, nós fizemos o quarto menor como home office, com mesa, cadeira, cama de solteiro e guarda roupa, otimizando o espaço”, convida Hyane.

Sobre a Valor Real 

Fundada em 2010 com sede em São José dos Pinhais, a Valor Real Empreendimentos desenvolve projetos no mercado da construção civil. A empresa atua na construção de edifícios residenciais na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvendo soluções com ótimo padrão de qualidade e excelente relação custo-benefício. Mais informações no site ou pelo telefone (41) 3046-3102.



« Voltar

09
jun

Construtora vai entregar apartamentos mobiliados na Região Metropolitana de Curitiba

Grupo Valor Real expande atuação no segmento “popular premium” e lança a Planejar Interiores

+MAIS

08
jun

Como as cidades inteligentes podem impulsionar sua carreira?

Temática será abordada em webinar que o iCities realiza no dia 16 de junho. Live vai marcar o lançamento do curso EAD do iCities Academy

+MAIS

02
jun

“Globalização digital” não substitui os negócios internacionais presenciais

Análise foi apresentada na live “Doing Business with Brazil”, iniciativa do WTC Curitiba e Joinville para a rede global do WTCA

+MAIS

01
jun

Vem aí o Design for a Better World Award

Centro Brasil Design lança premiação para valorizar soluções que impactam de forma positiva a sociedade e a busca por um mundo melhor

+MAIS