28
mai

Dia Mundial Sem Tabaco: Cigarros eletrônicos ampliam riscos de complicações para pacientes com Covid-19

Neste 31 de maio, associações médicas e de pneumologia de todo o país fazem alerta para tabagistas que contraírem o coronavírus

Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) – Não é novidade que o hábito de fumar pode ampliar a predisposição para doenças respiratórias, além de complicar o quadro de recuperação de quem contrai a Covid-19. Desde o início da pandemia, tanto tabagistas quanto pessoas com doenças respiratórias crônicas, como a asma, sabem que precisam redobrar os cuidados para evitar a doença e possíveis complicações no quadro, mas acabam descuidando quando o assunto são os chamados Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs).

“Com respeito à Covid-19, estudos comprovam que o uso do cigarro eletrônico, do tipo vaper ou mesmo narguilés provocam inflamações de vias aéreas e pioram os desfechos da doença. Esse tem sido o foco das campanhas de 2021 do Dia Mundial Sem Tabaco, inclusive com a defesa da proibição dos DEFs no Brasil, pois seus usos acabam sendo direcionados a jovens e adolescentes”, alerta o pneumologista Irinei Melek, preceptor da especialidade no Hospital Angelina Caron (HAC) e presidente da Sociedade Paranaense de Pneumologia.

Pesquisas científicas divulgadas desde 2020 reforçam que o tabagismo e o uso de cigarros eletrônicos aumentam a gravidade das infecções pulmonares. “Fumantes têm 2,25 vezes mais chances de complicações graves decorrentes da Covid-19 do que não fumantes. Além da questão de se proibir ou não a circulação de cigarros eletrônicos e DEFs, é preciso um debate nacional sobre a necessidade de se aumentar os impostos sobre o tabaco e relacionados, direcionando esses recursos para o tratamento e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis”, defende Melek.

156 mil mortes por ano no Brasil

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo provoca cerca de 156 mil mortes no Brasil anualmente. “Os riscos do tabagismo vão muito além do câncer. O hábito de fumar não traz apenas problemas como o câncer de pulmão, bexiga, boca, esôfago, faringe e laringe, entre outros. Há 50 doenças relacionadas. O simples fato de conviver com um fumante, sendo um fumante passivo, aumenta em 30% as chances de ter câncer de pulmão e em 25% as chances de doenças cardiovasculares. Cada vez que um fumante ativo ou passivo inala a fumaça, 4,7 mil substâncias tóxicas entram no organismo”, explica o pneumologista.

O impacto econômico do tabagismo também afeta o setor da saúde. Dados da OMS estimam que no Brasil sejam gastos mais de R$ 57 bilhões com custos diretos e indiretos para o tratamento das 50 doenças relacionadas com o tabaco. Pelo mundo, o valor gasto com despesas de saúde e baixa produtividade chega a 1,4 trilhão de dólares.

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). A instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Realiza, anualmente, 2,07 milhões de procedimentos em pacientes de todo o país, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado.  Reconhecido internacionalmente, o Serviço de Transplantes de Órgãos do hospital realiza anualmente cerca 250 procedimentos nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos, tendo ainda o credenciamento do Ministério da Saúde para transplantes pediátricos e de pulmão. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS