27
mai

Conheça as 9 vagas mais procuradas em TI e quais são as habilidades exigidas

Da gestão em inovação até a análise de dados e a cibersegurança, saiba quais são as principais oportunidades de trabalho no setor da Tecnologia da Informação

Christina Curcio e Janaina Lima, sócias da Icon Talent, especialistas em contratação de talentos para a área de TI. Foto: Divulgação

Do desenvolvimento web e mobile, passando pela computação em nuvem, data analytics, ciência de dados, até a segurança cibernética e a inteligência artificial, o leque de oportunidades na área de Tecnologia da Informação (TI) é diverso. Mas algumas funções despontam como as mais contratadas, segundo análise de Christina Curcio e Janaina Lima, especialistas com 20 anos de experiência em TI, sócias da Icon Talent, especializada em recrutamento e seleção em TI para empresas de todos os segmentos.

“A demanda por profissionais destas áreas aumentou em função da pandemia, que fez com que muitas empresas buscassem se adaptar ao modelo e estrutura remotas. Isso trouxe outras variáveis importantes ao negócio, como a intensificação dos cuidados com a segurança, para proteger-se contra o vazamento de informações, e ainda adaptações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulamenta o tratamento de dados pessoais pelas empresas”, analisa Christina, que é doutora em Business Administration e mestre em Desenvolvimento de Tecnologia.

Para Janaina, coach profissional e especialista em neurogestão e gestão de pessoas, o recrutador que busca um bom resultado no fechamento de vagas precisa estar atento às diferenças de cada função. “No momento da entrevista, esse conhecimento é essencial para que tenha um bom rendimento na condução da entrevista, e principalmente para transmitir segurança ao candidato no que se refere às competências necessárias para a vaga em questão.” 

A seguir, as especialistas apontam as nove vagas mais procuradas em TI, nas áreas de gestão, desenvolvimento e infraestrutura. Para cada uma delas o contratante deve conhecer as habilidades necessárias e saber reconhecê-las nos candidatos:

  1. Gestor de Inovação/Transformação digital: Focado em descobrir novas formas e tecnologias que apoiam a definição do plano de negócios da empresa, principalmente para trazer mais agilidade às entregas e maior retorno financeiro.
  2. Desenvolvedor de Software Web Full Stack: Desenvolvedor que pode atuar tanto no visual do aplicativo, site ou software, como no lado do servidor, incluindo regras de negócios e banco de dados e, em alguns casos, no desenvolvimento mobile (de aplicativos móveis).
  3. Data Analytics (Analista de Dados): O objetivo desse profissional é examinar uma grande quantidade de dados e extrair insights e padrões, criando estratégias e decisões para o desenvolvimento do negócio. São responsáveis pela coleta, organização e obtenção de resumos estatísticos em relatórios para que as empresas tomem suas decisões estratégicas.
  4. Ciência de Dados: O cientista de dados reúne, interpreta e faz previsões que ajudam na tomada de decisões. Estes profissionais também podem executar as funções do analista de dados, mas vão além: são especialistas em modelagem preditiva e aprendizado de máquina, criando modelos preditivos complexos que podem fornecer recomendações válidas com base em dados históricos.
  5. Inteligência Artificial: Nesta área, o profissional desenvolve métodos de análise de dados que automatizam a construção de modelos analíticos, através do uso de Inteligência Artificial. Baseia-se na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
  6. Segurança Cibernética: É o profissional que administra sistemas de informação e disponibilidade dos recursos, identifica vulnerabilidades em servidores, sistemas, aplicações e networking, para garantir maior segurança e integridade dos dados da empresa. Monitora a segurança e implementa processos e políticas de proteção. Geralmente atua com métodos de Pentest (Penetration Test), cloud computing, firewall e manutenção de antivírus.
  7. Computação em Nuvem: Atua com a chamada “cloud computing”, tem um perfil mais completo, com alto conhecimento em desenvolvimento, segurança e infraestrutura para a análise dos indicadores do ambiente computacional. Verifica a evolução da infraestrutura e otimização destes recursos, de forma a garantir que as soluções em nuvem funcionem de acordo com o desejo dos clientes e usuários em relação à segurança, disponibilidade e desempenho. As plataformas em nuvem ou Cloud mais conhecidas são AWS, Google Cloud, Azure, IBM Bluemix, Alibaba Cloud, Oracle Cloud e são utilizadas para armazenagem de dados, substituindo os servidores físicos.
  8. Suporte à Data Center: O analista de suporte NOC (Network Operations Center), é responsável por monitorar e executar scripts para estabilização dos incidentes de forma imediata, geração de informações para as equipes de suporte de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI, entre outras atribuições.
  9. Administração de bancos de Dados:  O administrador de banco de dados, comumente chamado de DBA (sigla em inglês de “Database Administrator”), é o profissional responsável por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados.

    Sobre a Icon Talent
    Fundada em 2018, a Icon Talent é especialista em encontrar talentos em Tecnologia da Informação para empresas do Brasil e exterior, atuando com todos os segmentos de empresas por meio de seleção especializada. Realiza todo o ciclo de recrutamento e trabalho de consultoria, com alinhamento técnico com as equipes das empresas, discussões de tecnologia, aconselhamento e apresentação de mercado aos gestores de TI e RH. A Icon Talent atua em várias frentes de negócio para auxiliar a área de Recursos Humanos das empresas clientes e parceiras a contratarem de forma ágil e eficiente.



« Voltar

09
jun

Construtora vai entregar apartamentos mobiliados na Região Metropolitana de Curitiba

Grupo Valor Real expande atuação no segmento “popular premium” e lança a Planejar Interiores

+MAIS

08
jun

Como as cidades inteligentes podem impulsionar sua carreira?

Temática será abordada em webinar que o iCities realiza no dia 16 de junho. Live vai marcar o lançamento do curso EAD do iCities Academy

+MAIS

02
jun

“Globalização digital” não substitui os negócios internacionais presenciais

Análise foi apresentada na live “Doing Business with Brazil”, iniciativa do WTC Curitiba e Joinville para a rede global do WTCA

+MAIS

01
jun

Vem aí o Design for a Better World Award

Centro Brasil Design lança premiação para valorizar soluções que impactam de forma positiva a sociedade e a busca por um mundo melhor

+MAIS