06
set

Hospital estuda novo medicamento para tratar pacientes com Covid-19

Molécula é considerada promissora para diminuir danos causados nos mais diversos órgãos e sistemas do organismo

Referência em alta complexidade no Paraná e no Sul do Brasil, o Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, realiza um estudo com novo medicamento para tratar pacientes com Covid-19.

“O estudo está em fase de randomização para o tratamento de Covid-19. Trata-se de uma molécula promissora com propriedades anti-inflamatórias que atua na chamada ‘tempestade de citocinas’, que é responsável pela piora clínica e internação dos pacientes. Com a inibição destes efeitos, espera-se que seja capaz de diminuir os danos causados pelo coronavírus nos mais diversos órgãos e sistemas do organismo. É um novo medicamento anti-inflamatório já estudados em outras doenças inflamatórias”, explica o médico Dalton Precoma, coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do HAC e chefe do Setor de Cardiologia. Ele ressalta que esse medicamento não é um antirretroviral como o Tamiflu (usado contra a gripe H1N1).

Os critérios de seleção, em linhas gerais, incluem a confirmação da Covid-19, estar em uso de oxigênio e com alguma comorbidade grave associada, como diabetes, hipertensão, idosos acima de 65 anos, obesidade mórbida ou doença pulmonar crônica. “O paciente é selecionado aleatoriamente para o estudo pacientes entre aqueles que têm esse perfil desejado, processo este chamado de randomização.”

O Departamento de Ensino e Pesquisa Clínica (DEP) do HAC é, até o momento, o centro que lidera no número de pacientes no estudo no Brasil, com igual número do que os Estados Unidos que também iniciou o estudo recentemente. “Temos mais três estudos relacionados ao tratamento de Covid-19 em fase final de implementação, todos com moléculas novas e promissoras em fase três de testes – que é quando a droga ou medicamento já foi testado e está em aplicação clínica”, antecipa Precoma.

Além dos estudos relacionados à Covid-19, o departamento atua há mais de 18 anos na pesquisa clínica em cardiologia, sendo responsável direto e indireto pela implementação e segurança de tratamentos que mudaram paradigmas nesta área. Recentemente, o DEP conta com o apoio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMDPI) de Campina Grande do Sul para viabilizar muitas das suas iniciativas e pesquisas.

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron tem como missão atender plenamente os seus mais diversos públicos, de forma igualitária, humanizada e integral. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 38 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, o hospital atua em todas as vertentes da medicina, conta com Serviço de Transplantes de Órgãos reconhecido internacionalmente e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.



« Voltar

24
set

Instituto Atitude na Cabeça arrecada cabelos no Shopping Mueller

ONG está expondo seu trabalho no espaço M. Social até o dia 30 de setembro

+MAIS

23
set

PRF fará leilão de 75 veículos conservados que estão em pátios no interior do Paraná

Edital também oferece 40 veículos sem condições de circular em vias públicas e lances já podem ser feitos

+MAIS

23
set

Assistidos do Pequeno Cotolengo pintam quadros para evitar pichações de tapumes em obras

Ação em parceria com a Prestes Construtora promove exposição artística nas obras do Campo Comprido, Hauer e em São José dos Pinhais

+MAIS

22
set

Grupo Educacional Opet direciona investimentos para ensino superior e editora

Reposicionamento estratégico inclui a transferência do Colégio Opet para o Grupo UBEC

+MAIS