23
set

Assistidos do Pequeno Cotolengo pintam quadros para evitar pichações de tapumes em obras

Ação em parceria com a Prestes Construtora promove exposição artística nas obras do Campo Comprido, Hauer e em São José dos Pinhais

Os tapumes das obras da Construtora Prestes no bairro Hauer, em Curitiba, e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, estão coloridos pelas obras de arte feitas por moradores do Pequeno Cotolengo Paranaense. A ação uniu o Instituto Vida Prestes e a Escola Pequeno Cotolengo com o objetivo de promover a arte terapêutica e conscientizar as pessoas contra a pichação nos tapumes e a poluição visual da cidade. 

Sob a supervisão da professora de artes Rosângela Alípio, 60 alunos assistidos pelo Pequeno Cotolengo participaram da pintura de quadros relacionados à temática “Natureza”, que estão sendo expostos em tapumes das obras da Prestes Construtora. As primeiras pinturas chegaram em abril, no bairro Campo Comprido, com a instalação de três quadros em um tapume. 

De acordo com a professora, que trabalha no Pequeno Cotolengo há nove anos, foi gratificante realizar esse trabalho com os moradores. “Um dos quadros que fizemos foi com um assistido cego, a quem fui guiando e ajudando no desenvolvimento da obra. O processo de todo o trabalho foi estimular o terapêutico, além de utilizar o cognitivo e a aprendizagem de cada aluno”, explica Rosângela.

A diretora da Escola Pequeno Cotolengo, Alessandra de Fátima, que esteve presente durante a entrega dos tapumes para o Instituto Vida Prestes, contou que a aprendizagem faz parte da rotina da escola. “Dentro da Escola Especial, estimulamos sempre o pedagógico, usando a associação também com o terapêutico. É sempre bom termos a oportunidade de falar sobre a educação especial”, disse.

Alunos do Lar Divina Providência, do Lar São Francisco e de algumas casas lares também participaram da pintura dos quadros. Ao todo, 19 quadros foram entregues para o Instituto. 

Para Ana Martins, coordenadora do Instituto Vida Prestes, a escolha do Pequeno Cotolengo foi uma experiência gratificante. “Soubemos da problemática que envolvia os tapumes dos terrenos nas construções da vizinhança, sempre muito pichados. Então, resolvemos firmar uma parceria com o Pequeno Cotolengo. Foi sensacional! Nós temos aprendido muito com a instituição e seu trabalho. Sempre admiramos a forma como a entidade atua. Por isso, e pela proximidade com uma de nossas obras, é que surgiu a ideia de transformar os tapumes em obras de arte através das atividades lúdicas desenvolvidas pelos assistidos.”

 

Sobre a Prestes Construtora e Incorporadora

A Prestes Construtora nasceu em 2009, no município de Castro/PR. Atualmente, está sediada na cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais e atua no mercado imobiliário com a expertise em empreendimentos e projetos do segmento econômico, com obras em Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Guarapuava, Londrina, Cambé, Apucarana, Maringá, São José dos Pinhais e Curitiba. Seu foco de atuação está no desenvolvimento de moradia com atributos voltados à qualidade de vida e bem-estar dos moradores. Com expansão no Paraná, passou a investir em negócios que contemplem o mercado standard. Em franca expansão, a Prestes já entregou cerca de 5 mil unidades habitacionais e tem outras 6 mil em obras. Além dos cerca dos 1200 colaboradores diretos, a empresa conta com aproximadamente 2 mil indiretos.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS