26
out

Especialistas analisam casos de ampla repercussão no mundo jurídico

Semana Acadêmica da Escola de Direito do UniOpet reúne time de palestrantes em transmissões abertas à comunidade. Temas vão de filhos que matam os pais até criptomoedas e provas digitais

Legenda: Gustavo Pradi Adam, Matheus de Oliveira Silva, Felipe Frank, Pedro Abdanur Mendes dos Santos, Sandra Flügel Assad e Alexandre Basílio Coura. Fotos: Divulgação UniOpet

Ainda que raros, os casos de filhos que matam os pais (os chamados parricídios) são objeto de estudo tanto na Psicologia quanto no Direito. Um levantamento publicado em 2013 revela que o Brasil registrou 246 casos de parricídio entre 2005 e 2011, segundo reportagens publicadas em jornais e sites de busca na internet. Um dos mais emblemáticos é o Caso Richthofen, que recentemente inspirou dois filmes que contam a versão dos assassinos condenados.

Essa é uma das temáticas que a Semana Acadêmica da Escola de Direito do UniOpet irá debater, reunindo um time de palestrantes especialistas de quarta (27) a sexta-feira (29), em transmissões abertas à comunidade. Na quarta (27), às 19h, o psiquiatra Gustavo Pradi Adam vai abordar o tema "Filhos que matam os pais". Além da formação médica e psiquiátrica, Adam tem especialização em terapia cognitivo comportamental e é mestrando em psicologia forense. Também na quarta-feira (27), às 20h40, o convidado será o psicólogo Matheus de Oliveira Silva, especialista em psicologia jurídica e pós-graduado em psicologia investigativa e criminal profiling. Ele vai abordar os "Perfis Criminais: Serial Killers e Lady Killers".

Criptomoedas e provas digitais

Na manhã de quarta (27), às 8h, uma mesa redonda vai debater o Direito Penal e as Criptomoedas, com o professor do UniOpet, André Pontarolli, o professor Paulo Roberto Incott Junior, que atua com Direito Penal e Tributário, e o professor Samuel Ebel Braga Ramos, de Direito Penal.

Já na quinta-feira (28), às 9h50Felipe Frank vai apresentar o tema "O que Harvard ensina e que nós não sabemos - mas podemos desenvolver". Doutor em Direito, Frank é academic fellow e possui master of laws em Harvard, além de ser assistente de pesquisa do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Na quinta (28), às 19h, a juíza do trabalho Sandra Flügel Assad, do Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região, vai abordar o tema "O feminino no Judiciário". Assad é pesquisadora em discriminação de gênero e raça.

Especialista em Direito e Processo Penal, e Segurança Pública, Pedro Abdanur Mendes dos Santos será o convidado de sexta-feira (29), às 8h, abordando o tema "Desapropriações e servidões administrativas".

A Semana Acadêmica se encerra às 9h50, com as "Provas digitais, desafios contemporâneos", apresentada pelo palestrante Alexandre Basílio Coura, cientista político especializado em Direito Digital, Eleitoral, Gestão de Riscos e Cibersegurança.

Os links de acesso às palestras são pela plataforma Zoom. A programação completa da Semana Acadêmica da Escola de Direita está disponível no site.

As inscrições para o vestibular UniOpet (cursos presenciais, Semi e EAD) estão abertas pelo site.

Sobre‌ ‌o‌ ‌UniOpet‌ ‌ 

O‌ ‌Centro‌ ‌Universitário‌ ‌UniOpet‌ ‌tem‌ ‌a‌ ‌sua‌ ‌formação‌ ‌apoiada‌ ‌na‌ ‌experiência‌ ‌de‌ 48 ‌anos‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌do‌ ‌Grupo‌ ‌Educacional Opet, cujo‌ ‌pioneirismo‌ ‌e‌ ‌‌espírito‌ ‌empreendedor‌ no Paraná ‌são‌ ‌características‌ ‌marcantes‌ e ‌fazem‌ ‌parte‌ ‌do‌ seu ‌DNA‌.‌ ‌ Em dois campi (Centro Cívico e Rebouças), com 37 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, e 33 cursos de pós-graduação, o‌ ‌trabalho‌ ‌do‌ ‌UniOpet é dedicado à formação de profissionais para o mercado de trabalho, indo além do ensino, com enfoque na empregabilidade de seus estudantes. Nossa missão é oferecer a "Preparação para transformar o seu mundo, e o nosso" por meio de uma educação de qualidade, alinhada à realidade do mercado e atenta à prática profissional.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS