16
nov

Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos participa em Barcelona do maior evento de cidades inteligentes do mundo

Parlamentar representa a Câmara dos Deputados no Smart City Expo World Congress em comitiva de brasileiros, a convite do iCities, Ibrachina e Fira Barcelona

Comitiva de brasileiros tem recorde de participantes, entre autoridades e empresários. Foto: Divulgação

Vice-presidente da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) está em Barcelona para participar da 10ª edição do Smart City Expo World Congress, maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, entre os dias 16 e 18 de novembro. O fórum internacional, que é realizado anualmente em Barcelona, na Espanha, pelo consórcio público-privado Fira Barcelona, mobiliza mais de 25 mil participantes de 150 países. Neste ano, há mais de 120 pessoas na comitiva brasileira, dentre eles governadores, prefeitos, servidores e empresários.

O parlamentar representa a Câmara dos Deputados no Smart City Expo World Congress a convite do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina) e do iCities Smart Cities Solutions, hub de negócios que representa o consórcio Fira Barcelona no Brasil e, anualmente, realiza a edição brasileira com a chancela do evento internacional. A próxima edição será nos dias 24 e 25 de março de 2022, em Curitiba (PR).

“O objetivo da missão em Barcelona é estabelecer ampla cooperação internacional em benefício do Brasil e dos brasileiros, justamente no momento que o Parlamento Federal discute a consolidação e a atualização de marcos regulatórios relacionados ao tema, como a instituição da Política Nacional de Cidades Inteligentes, iniciativa com potencial de alçar o Brasil a um privilegiado patamar internacional de relevância e atração de investimentos”, afirma Ramos.

O Projeto de Lei nº 976/21 que pretende instituir a Política Nacional de Cidades Inteligentes foi aprovado no final de outubro pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O texto estipula princípios, diretrizes, objetivos e metas para a implantação de cidades inteligentes que atraiam soluções e tecnologias na gestão de serviços e infraestrutura dos municípios brasileiros, como saneamento, saúde e transporte.

Marcelo Ramos seguiu para Barcelona logo após participar oficialmente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP26, em Glasgow, na Escócia, e da Expo 2020, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ambos a convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O deputado, que apresentou à comunidade internacional a agenda proativa do parlamento, com destaque ao projeto de lei para regulamentar o mercado de carbono no Brasil e o anteprojeto de Lei do Bioma Amazônico, planeja utilizar as experiências adquiridas nas três missões institucionais para lançar uma frente parlamentar ampla no Congresso Nacional com o objetivo de incentivar e fomentar o desenvolvimento de smart cities assim que retornar ao país.

“Cidades inteligentes são cidades mais eficientes, que estão atentas às soluções tecnológicas e inovadoras, investem com estratégia nos serviços públicos e cuidam melhor dos cidadãos. A temática das smart cities é transversal e engloba os maiores e mais iminentes interesses globais, na linha da sustentabilidade, das boas práticas ESG e da preocupação indissociável com as pessoas e com o planeta. Para tanto, o poder público precisa caminhar de mãos dadas e em comunhão de esforços com a sociedade civil e a iniciativa privada”, destaca Thomas Law, presidente do Ibrachina.

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.



« Voltar

03
dez

Open Source pode impulsionar a transformação digital de governos

Evento online gratuito da Red Hat vai apresentar soluções para serviços governamentais

+MAIS

01
dez

Shopping Mueller presenteia clientes com coleção exclusiva de ursos

Os filhotes de Caramelo e Baunilha podem ser levados para casa, com certidão de nascimento personalizada e um livro de histórias. São cinco opções de personagens para escolher

+MAIS

30
nov

Tradicionais marcas paranaenses, Açúcar Diana e Café Diana serão vendidas

Marcas fazem parte da massa falida da fabricante Emilio Romani S/A, que entrou em falência em 1997

+MAIS

29
nov

Faculdade de Direito oferta curso integral gratuito com nota do Enem 2021

Benefício vale para o período matutino de todo o curso; ingresso será exclusivo para participantes do Enem deste ano

+MAIS