19
nov

Barcelona inspira revitalização do Centro de São Paulo

Projeto está sendo desenvolvido pelo iCities Solutions, por meio do Ibrachina, e se apoia em soluções inteligentes consagradas pela capital da Catalunha

Revitalizado há 20 anos, bairro 22@ de Barcelona se tornou case mundial. Foto: José Godoi / Gazeta do Povo

Há exatos 20 anos, tinha início em Barcelona, na Espanha, aquele que se tornaria um dos maiores cases de requalificação urbana pelo mundo: o bairro 22@, antiga zona industrial da cidade, que não era habitada nem ocupada por nenhuma empresa, e se tornou um distrito pulsante de inovação, abrigando hoje cerca de 9 mil empresas de todo o mundo, em uma área de 22 mil m². Essa inspiração na capital da Catalunha, bem como o modelo de incentivos do poder público e participação efetiva da iniciativa privada, devem ser aplicados em breve no Centro da cidade de São Paulo. É o que prevê o projeto que está sendo desenvolvido pelo iCities Solutions, hub de negócios em cidades inteligentes, em parceria com o Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina).

Parte substancial dessa consultoria ganhou impulso a partir do último dia 13 de novembro, com a chegada da comitiva de brasileiros a Barcelona para visitas técnicas e encontros exclusivos, em paralelo à realização da 10ª edição do Smart City Expo World Congress, maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. O fórum internacional é realizado anualmente pelo consórcio público-privado Fira Barcelona, mobilizando mais de 25 mil participantes de 150 países. Neste ano, há mais de 120 pessoas na comitiva brasileira, dentre elas autoridades políticas, empresários e empreendedores. 

Metade desse grupo, incluindo diretores do Ibrachina, viajou sob a coordenação do iCities. A comitiva é organizada pelo iCities Smart Cities Solutions – que representa a Fira Barcelona e realiza a edição brasileira do evento Smart City Expo Curitiba, marcada para os dias 24 e 25 de março de 2022, na capital paranaense. Além do distrito 22@, a comitiva vai visitar a Prefeitura de Barcelona, para apresentação do Plano de Mobilidade Urbana 2024, e La Boqueria (Mercado Municipal de Barcelona), nesta sexta-feira (19), entre outras visitas técnicas e encontros exclusivos.

Hub de negócios e compras

A aplicação prática das soluções de cidades inteligentes pode impulsionar a revitalização da região do Mercado Municipal e do Brás, maior circuito de compras da América Latina, no Centro de São Paulo – que abrange bairros como a Liberdade e o Bom Retiro. “Cidades são organismos vivos que nascem, crescem, se estagnam e por vezes podem vir a morrer. Antes que esse processo termine, porém, entram em cena projetos e soluções de revitalização urbana, que devem potencializar as vocações e identidades daquela cidade ou região. Curitiba, de onde vem o iCities e que realiza a edição brasileira do Smart City Expo Congress, é pioneira no empreendedorismo em cidades inteligentes para todo o Brasil. É uma honra poder fazer parte desse movimento em São Paulo, unindo forças também com as lideranças políticas que estão emergindo com essa consciência, para transformar a capital paulista no grande hub de negócios e compras da América Latina, o que faz parte do nosso DNA”, afirma Thomas Law, presidente do Ibrachina.

“Cidades inteligentes são cidades mais eficientes, atentas às soluções tecnológicas e inovadoras, que investem com estratégia nos serviços públicos e cuidam melhor dos cidadãos. Essa temática é transversal e abrange os mais iminentes interesses globais, na linha da sustentabilidade, das boas práticas ESG e da preocupação indissociável com as pessoas e com o planeta. Para tanto, o poder público precisa caminhar de mãos dadas e em comunhão de esforços com a sociedade civil e a iniciativa privada. Esse é o objetivo do iCities Solutions, braço do iCities que já gerou frutos em cidades como Palmas (PR) e Passos (MG), no projeto inovador da Cidade da Saúde e do Saber”, destaca Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities. Marcelino também é embaixador da Fira Barcelona no Brasil.

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.

Sobre o Ibrachina

Fundado em 2018, pelo advogado Thomas Law, o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) tem sede em São Paulo. Seu objetivo é promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países de língua portuguesa.  O Ibrachina acredita na cooperação entre os países e na riqueza desta troca. Por isso, fomenta a produção de conhecimentos que aproximam as pessoas por meio de palestras, workshops, intercâmbios, atividades e eventos culturais.Uma das suas áreas de atuação é a promoção do desenvolvimento tecnológico e inovação no Brasil. Anualmente realiza o “Ibrachina Challenge by IGLOO Network”, uma competição de startups, visando valorizar as iniciativas brasileiras na área da tecnologia.



« Voltar

03
dez

Open Source pode impulsionar a transformação digital de governos

Evento online gratuito da Red Hat vai apresentar soluções para serviços governamentais

+MAIS

01
dez

Shopping Mueller presenteia clientes com coleção exclusiva de ursos

Os filhotes de Caramelo e Baunilha podem ser levados para casa, com certidão de nascimento personalizada e um livro de histórias. São cinco opções de personagens para escolher

+MAIS

30
nov

Tradicionais marcas paranaenses, Açúcar Diana e Café Diana serão vendidas

Marcas fazem parte da massa falida da fabricante Emilio Romani S/A, que entrou em falência em 1997

+MAIS

29
nov

Faculdade de Direito oferta curso integral gratuito com nota do Enem 2021

Benefício vale para o período matutino de todo o curso; ingresso será exclusivo para participantes do Enem deste ano

+MAIS