09
jun

Tomógrafo digital melhora a rotina de exames oncológicos

Aparelhos utilizados no Hospital Angelina Caron também auxiliam pacientes bariátricos, em tratamento renal e até pessoas com claustrofobia

A rotina de exames de imagem não precisa ser uma experiência desagradável, demorada nem com prejuízos para o paciente. Esse é o objetivo do investimento tecnológico em aparelhos de tomografia digital, implementados recentemente pelo Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Importados dos Estados Unidos, os equipamentos permitem uma gama variada de aplicações, com baixo uso de contraste e de radiação. Segundo a médica Silvia Gusso Scremin, radiologista especialista em diagnóstico por imagem, são seis os principais benefícios na rotina de médicos e pacientes com o uso dos tomógrafos digitais.

“Para pacientes oncológicos, temos uma nítida evolução na detecção e crescimento de nódulos, possível de ser acompanhada pelo aparelho. Também é vantajoso para pacientes obesos e bariátricos, pois suporta até 300 quilos, bem mais que outros equipamentos do tipo. Por serem mais rápidos, os exames são melhores para pessoas agitadas ou claustrofóbicas. Há menos uso de contraste, o que é especialmente benéfico para pacientes em tratamento renal. Além disso, o uso de softwares de volumetria ajuda pessoas com transplantes hepáticos. Também conseguimos aplicar o tomógrafo na ala pediátrica e em exames abdominais, pela baixa radiação”, destaca.

A médica ressalta ainda que o tomógrafo é de fácil manipulação pela equipe médica e de enfermagem. “Ele é muito rápido e auxilia na rotina dos exames. Os softwares de reconstruções ajudam bastante, encurtando alguns passos do processo. Os pacientes têm se admirado com a rápida execução do exame e com as imagens de reconstrução.”

As avaliações da composição do cálculo urinário, de acordo com Silvia, são possíveis graças aos softwares do equipamento, além da medida de volumetria hepática (do fígado) em casos de transplantes. “O tomógrafo compara crescimento de nódulos, o que é muito útil em controle evolutivo de pacientes com câncer. Também tem redução dos artefatos metálicos em pacientes que utilizam próteses.”

Pronon

O Tomógrafo Digital foi adquirido por meio do projeto "Melhoria do Arsenal Tecnológico de Diagnóstico e Tratamento para Câncer", aprovado pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), que prevê 175 atendimentos por mês durante 12 meses, podendo atender gratuitamente até 2.100 pacientes. O projeto conta com apoio de empresas parceiras como Condor, TKE, Bayer, CNH, Credit Suisse, Baterias Moura, Klabin, Fertipar, Merco, Divesa, Banco do Brasil, Vivara e Pernambucanas.

Investimento em tecnologia

Estar ao lado dos clientes também significa oferecer alta tecnologia e aparelhos de última geração. Por isso, o HAC investe constantemente em equipamentos para diagnóstico precoce, prevenção e no tratamento de doenças, das mais simples até as mais complexas. Esse investimento permite disponibilizar as tecnologias mais avançadas em medicina diagnóstica, com equipamentos como o PET-CT, cintilografia, ultrassom, tomógrafo digital, entre outros. Para realizar exames de imagem no HAC, o contato é o (41) 3679-8100.

 

Sobre o Hospital Angelina Caron 

O Hospital Angelina Caron tem como missão atender plenamente os seus mais diversos públicos, de forma igualitária, humanizada e integral. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 38 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, o hospital atua em todas as vertentes da medicina, conta com Serviço de Transplantes de Órgãos reconhecido internacionalmente e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS