13
jun

UniOpet e Sebrae realizam Startup Garage Sprint

Três dias de imersão oferecem vivência prática do mercado a universitários

O Centro Universitário UniOpet e o Sebrae Paraná deram início a uma parceria para fomentar o empreendedorismo no ambiente acadêmico da graduação. É a primeira edição do Startup Garage Sprint, que oferece três dias de atividades para turmas de universitários poderem aplicar seus conhecimentos teóricos e vivências no ambiente empreendedor das startups. Nessa edição, encerrada na última sexta-feira (10), todas as atividades foram realizadas online, de maneira remota.

“A parceria com o UniOpet foi formalizada no final de 2021 e estamos iniciando este mês a programação do primeiro. O objetivo é dar oportunidade aos alunos universitários pensarem em empreender e quem sabe até criar sua própria startup. O Sebrae busca valorizar o aluno e fortalecer o ambiente de empreendedorismo da cidade e da instituição, com uma metodologia de ‘mão na massa’, para constatar as dificuldades e oportunidades de uma startup”, explica o especialista Aloisio Cerqueira, consultor do Sebrae Paraná no apoio a incubadoras e parques tecnológicos. Além disso, o Sebrae vai chancelar a disciplina de Empreendedorismo no UniOpet, com a mentoria de Cerqueira.

Segundo o professor Cezar Schadeck, coordenador acadêmico do UniOpet, o objetivo do projeto é incentivar o estudante ao desenvolvimento de startups. “A importância de um projeto desses, tendo o Sebrae como parceiro, é inserir o estudante no mercado de trabalho ainda dentro da academia, vinculando seus conhecimentos e práticas com requisitos e de negócios do mercado. Isso é possível dentro desses três dias de imersão no sprint”, conta.

“O primeiro dia de Garage Sprint foi de brainstorm para criar uma startup. O segundo dia foi de planejamento prático, no Canvas, com especificidades desde o modelo físico, clientes, ideias e sugestões. E no terceiro dia, eles passaram por uma banca apresentando esse modelo de startup e a forma de se aplicar na prática, que une o lado pedagógico, da academia, com o lado profissionalizante, rumo ao mercado de trabalho. A final trouxe como temas: ‘Abraçando a liberdade financeira’, ‘Tenha mais dinheiro no fim do mês’, ‘CarDay’, ‘X-NeakerS’, ‘Comida Vegana’ e ‘DasArtes’. Os alunos foram avaliados a partir da identificação do problema, do quão inovadora era a solução apresentada, o modelo de negócios válido, se o time tinha competência e motivação para realizá-lo”, explica a professora Tamara Tetto, do UniOpet.

Sobre‌ ‌o‌ ‌UniOpet‌ ‌

O‌ ‌Centro‌ ‌Universitário‌ ‌UniOpet‌ ‌tem‌ ‌a‌ ‌sua‌ ‌formação‌ ‌apoiada‌ ‌na‌ ‌experiência‌ ‌de‌ 48 ‌anos‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌do‌ ‌Grupo‌ ‌Educacional Opet, cujo‌ ‌pioneirismo‌ ‌e‌ ‌‌espírito‌ ‌empreendedor‌ no Paraná ‌são‌ ‌características‌ ‌marcantes‌ e ‌fazem‌ ‌parte‌ ‌do‌ seu ‌DNA‌.‌ ‌Em dois campi (Centro Cívico e Rebouças), com 37 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, e 33 cursos de pós-graduação, o‌ ‌trabalho‌ ‌do‌ ‌UniOpet é dedicado à formação de profissionais para o mercado de trabalho, indo além do ensino, com enfoque na empregabilidade de seus estudantes. Nossa missão é oferecer a “Preparação para transformar o seu mundo e o nosso” por meio de uma educação de qualidade, alinhada à realidade do mercado e atenta à prática profissional. 



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS