03
ago

Maestro brasileiro especializado em trilha sonora ao vivo para cinema mudo ganha prêmio internacional de regência

O carioca Marcelo Falcão foi o segundo colocado no concurso da Ópera de Baugé, na França

O maestro carioca Marcelo Falcão recebeu nesta sexta-feira (29/07), na cidade de Baugé-en-Anjou (França), o prêmio de segundo colocado no 4.º concurso internacional de regência da Ópera de Baugé. O júri foi liderado pelo maestro Konstantinos Diminakis, que analisou o desempenho dos regentes na condução de peças de Mozart, Beethoven, Rossini, Verdi, Gounod e Mascagni, em apresentações no Centro Cultural René d’Anjou.

Nascido há 38 anos na Baixada Fluminense, Marcelo Falcão é regente de orquestra, arranjador e compositor. O maestro mora desde 2008 na capital alemã e é um dos fundadores da Babylon Orchester Berlin, orquestra que faz trilha sonora ao vivo para filmes de cinema mudo veiculados no lendário cinema Babylon. Marcelo Falcão também participou da première alemã da versão restaurada do filme Novo Babylon, com música original de Shostakovich, além de concertos em tributo a Ennio Morricone e a Nino Rota, além da estreia de um arranjo para a comemoração do centenário de O Cabinete do Dr. Caligari.

Com viagem de dois meses prevista para o Brasil a partir do dia 15 de agosto, Marcelo Falcão acredita que o prêmio conquistado na França e o sucesso dos trabalhos junto à Babylon Orchester poderão trazer bons frutos para a carreira. “Tenho muita vontade de trabalhar com orquestras brasileiras e voltar para o meu país. Quem sabe esta viagem será uma oportunidade para que novas portas se abram”, revela.

Biografia

Em 2021 Marcelo Falcão participou do Taschenopern Festival de Salzburg (Áustria), regendo a ópera “O Beijo” de Wolfgang Mitterer, no qual trabalhou com membros do Schönberg Ensemble e da Neue Vocalsolisten Stuttgart. Foi regente no Ateliê Contemporâneo em São Paulo, com performances de Pierrot Lunaire de Schoenberg em Português, e estreou obras de compositores brasileiros. 

O maestro foi bolsista do Festival Internacional de Campos de Jordão (SP) e regeu a Orquestra Nacional da Rússia, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Nacional Filarmônica da Geórgia, a Argovia Philharmonic, a Orquestra Sinfônica da USP, a Berlin Sinfonietta, a Orquestra Jovem de São Petersburgo e a MÀV Budapest Orchestra, além de grupos de música contemporânea como o Divertimento Ensemble (Itália) e a Ensemble NAMES (Salzburgo, Áustria). Foi também semifinalista da competição de regência de música moderna e contemporânea na Città di Brescia (Itália).

Crédito fotografias: Kaupo Kikkas

Crédito vídeo do prêmio: Giovanna Elias

Sobre Marcelo Falcão

Marcelo Falcão estudou contrabaixo e composição na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bacharel em Musicologia e História da Arte pela Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha). É especialista em regência de música moderna e contemporânea, tendo feito cursos com Arturo Tamayo na Suíça, Sandro Gorli na Itália e Peter Rundel na Áustria. É Mestre em regência orquestral pela Royal Welsh College of Music and Drama (País de Gales), onde concluiu seus estudos com mérito. Mais informações: Site - https://marcelo-falcao.com/

Facebook - https://www.facebook.com/marcelofalcaoconductor/

Instagram - https://www.instagram.com/marcelo.falcao.conductor

 

Assessoria de Imprensa

Talk Assessoria de Comunicação

www.talkcomunicacao.com.br / (41) 3018-5828

Jornalista responsável - Karin Villatore 

WhatsApp (84) 98118-4250

kvillatore@hotmail.com



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS