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mai

Por Paulo Cruz Filho

Estamos vivendo uma revolução nos modelos de negócios, que visam a entregar inovação ao mesmo tempo que desenvolvem mercados e solucionam macro problemas locais e globais. Para isso, o ESG deve ser pensado em integração a todas as demais áreas e prioridades de uma empresa. Como ESG, entendemos uma empresa que adota prioridades de governança, impacto social e impacto ambiental em sua operação e em sua estratégia, de forma alinhada e integrada com seu modelo de negócios

Criado com o propósito mobilizar executivos, CEOs e empresários de todo o Brasil para tratar e liderar o tema ESG nas empresas, o Grupo WTC de ESG faz parte do Programa de Competitividade do World Trade Center Curitiba, Joinville e Porto Alegre. O principal objetivo desse grupo temático de competitividade é trazer mais empresas para o campo do ESG aplicado e com alto impacto positivo no mundo.

Na prática, nosso objetivo é constituir um grupo seleto de executivos, CEOs e empresários que tratará desse tema com foco em inovação, crescimento e evolução de negócios e impacto positivo e proativo. Para tal, desde o início do ano fizemos três eventos online abertos ao público para integrar os executivos interessados em agregar ESG às suas estratégias de negócio.

No último dia 21, realizamos o webinar “Café com ESG”, em formato participativo para que os participantes pudessem questionar um conjunto de especialistas sobre como atuar com o ESG na prática. Esteve presente nossa vice-presidente do grupo, Ariane Santos, da Badu Design, que trouxe sua visão de gerar impacto na prática. Também contamos com as presenças de Maria Eugenia Buosi, MSc, sócia fundadora e CEO da Resultante ESG; Gustavo Comeli, head corporate success da Distrito; e Daniel Carocha, head de ESG & Digital Innovation na PANGEIA.ECO.

Ambiente de competitividade

A principal contribuição de todo esse movimento gerado pelo Grupo WTC de ESG é ir além do que se configura como ESG no mundo atual. Vamos trazer ao empresariado brasileiro as maneiras mais eficientes e genuínas de se integrar o ESG em uma empresa, mas já dando um passo à frente e explorando, simultaneamente, qual é o Futuro do ESG. O ESG consciente traz os desafios sociais e ambientais para dentro da estratégia das empresas, criando um modelo inovador e regenerativo que aumenta o valor da empresa em todas as dimensões: econômica, social, ambiental e cultural. 

Trata-se de uma evolução de abundância e de soluções para todos, o que representa uma quebra completa do paradigma atual dos negócios. E a boa notícia é que isso já acontece em larga escala. É impreterível para qualquer negócio no mundo atual ser parte desse novo e irreversível marco na história da nossa sociedade, no qual o conceito de sucesso está sendo ressignificado em nossas vidas e em nossos negócios.

Ao divulgar e mostrar para o empresariado que o ESG é uma ferramenta que está à disposição de suas equipes para ajudar a repensar a forma como uma empresa atuará nos próximos três a cinco anos, desmistificamos esse conceito e o trazemos para a prática. É preciso encarar o ESG não apenas como potencializador de negócios, mas como uma alavanca de expansão sustentável e inovadora de lucratividade e de negócios que geram intrinsicamente impacto positivo e proativo. Aproximamos assim as empresas de um mercado de impacto que é bilionário, mas cuja porta de entrada exige comprometimento, veracidade e genuinidade nas ações. 

*Paulo Cruz Filho é presidente do Grupo WTC de ESG e co-fundador & Soul of Flowing da We.Flow – Together for a Better World (negócio social voltado à expansão de consciência e de impacto de pessoa, comunidades e empresas).



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