27
dez

De acordo com dados da bolsa de valores oficial do Brasil, a B3, as vendas financiadas de veículos em novembro de 2021 representaram redução de 15% se comparadas a novembro de 2020. Os veículos financiados este ano somaram 469 mil unidades, entre novos e usados, ante 552 mil unidades no ano passado. O número inclui automóveis leves, motos e pesados em todo o país. É o terceiro mês consecutivo em que o setor apresenta queda.

Apesar do declínio, no acumulado de 2021 o saldo de financiamentos é positivo, impulsionado especialmente pelas vendas de veículos usados. Até o mês de novembro, as vendas somaram 5,4 milhões de unidades, um crescimento de 9,7% em relação a 2020, que equivale a 476 mil unidades financiadas a mais. 

As quedas estão atreladas a variações do mercado, pois o país ainda passa por um processo de assentamento da economia pós-pandemia da Covid-19, na análise de Marcelo Ciscato, diretor da Alias Tecnologia, fornecedora de soluções para empresas públicas e privadas, que atua no segmento de tecnologia voltado para instituições financeiras e financiamento de veículos.. “Essa instabilidade está intimamente ligada ao nosso crescimento. A economia funciona como um motor que precisa de várias peças para se mover, e se uma dessas peças está defeituosa o motor terá mais dificuldade para operar. Enquanto tivermos instabilidade, esses números vão flutuar”, analisa.

Cenário positivo para 2022

Para Ciscato, o crescimento de quase 10% no acumulado de 2021 permite um vislumbre do que está por vir. “No final do ano passado, vivemos um período de represamento repentino e drástico. Em 2021, apesar de ter sido também um ano desafiador, vimos até um pouco da saturação desse represamento, e muitos que adiaram a troca de carro agora o fizeram por termos um horizonte mais calmo. Por isso tivemos um aumento dos preços tanto de novos quanto de usados”, explica.

Para 2022, o especialista acredita que tudo dependerá da velocidade da vacinação contra o coronavírus para a economia reagir ainda mais. “Somos otimistas em relação ao mercado e vimos inúmeras vezes a força do nosso povo param superar crises. Temos um percentual alto de vacinados no Brasil e por isso esperamos que 2022 seja um ano de uma grande retomada do crescimento econômico e desenvolvimento em todas as áreas. O fato é que uma pessoa só adquire um financiamento quando tem mais segurança e boas perspectivas”, analisa.

Números

Entre automóveis e comerciais leves, houve em novembro um declínio de 21,7%, que foi puxado especialmente pelo financiamento de modelos novos,  42% menor em relação ao mesmo mês do ano passado. Já o segmento de veículos pesados apresentou estabilidade, com 1% de aumento nas vendas a crédito. Entre as motos, houve um crescimento de 17,7% frente a novembro de 2020, sendo que os modelos usados foram responsáveis por aumento de 26,9%.

Sobre a Alias Tecnologia

No mercado desde 2005, a Alias é uma empresa de tecnologia que fornece soluções para agilizar processos eletrônicos de empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos. A empresa facilita a gestão, arquivamento e automação de registro de contratos. O carro-chefe da empresa é o E-Registro, que atende 169 bancos, financeiras e cooperativas de crédito de grande, médio e pequeno porte. Em expansão para outros estados, o  E-Registro foi implantado inicialmente no Paraná e está presente também em Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Paraíba e Acre. Em breve a empresa atuará também no Rio de Janeiro.

 



« Voltar

16
dez

Por Fernando Weigert e Paulo Costa

+MAIS

25
mai

Por Paulo Cruz Filho

+MAIS

14
nov

Empresa ajuda alunos da UTFPR a prestar consultoria gratuita para pequenos empreendedores

+MAIS

18
set

+MAIS